CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Arquipélago Alcatrazes oferece mergulho noturno e pernoite

O paraíso ecológico é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.

Por: Redação

Destino desejado por mergulhadores, o arquipélago de Alcatrazes, em São Sebastião, no litoral norte de SP, oferece, desde o dia 10 de dezembro, novas atividades de visitação.

A ampliação é fruto do resultado do monitoramento realizado ao longo de 2019 que não constatou impactos ambientais nas atuais atividades de mergulho de flutuação, livre e autônomo e passeios embarcados.

Crédito: Cristian Dimitrius/ICMBioLocalizado em São Sebastião, no litoral norte de SP, o arquipélago de Alcatrazes amplia os atuais atrativos de visitação

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) liberou o mergulho noturno e o pernoite embarcado –conhecido como liveaboard.

Além das novas atividades, foram credenciadas quatro novas embarcações para operar em Alcatrazes que desenvolverão atividades de observação de aves e passeios náuticos.

O ecoturismo em Alcatrazes movimentou em 2019 cerca de R$ 4 milhões na economia regional, gerando emprego e renda para a população.

Crédito: Divulgação/ICMBio O paraíso ecológico fica a 40 km de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo

Paraíso ecológico

Fechado por 30 anos, o arquipélago de Alcatrazes foi aberto ao público no final de 2018. O paraíso ecológico exibe rochas e paredões graníticos com até 316 metros de altura, emergem do mar.

O refúgio de Alcatrazes abriga mais de 1300 espécies, 100 delas sofrem ameaça de serem extintas. Possui também o maior ninhal de Fragatas (Fregata magnificens) do Atlântico Sul e é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.

Crédito: Cristian Dimitrius/ICMBio Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste brasileiro

Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento. Algas, esponjas, corais, tartarugas marinhas, raias, tubarões, baleias e golfinhos, completam o cenário.

Quando ir

O Refúgio de Alcatrazes pode ser visitado em qualquer época do ano. Entre os meses de novembro e maio há melhores condições climáticas e oceanográficas para navegação e mergulho autônomo.

Crédito: Divulgação/ICMBioO Refúgio de Alcatrazes é área de ocorrência de baleias, golfinhos e aves marinhas

A baleia-de-bryde pode ser vista no arquipélago durante o ano todo, assim como as diversas espécies de golfinhos. Já a baleia-jubarte e as aves marinhas pelágicas (albatrozes e petréis) são mais comuns durante os períodos de outono e inverno.

A visitação pública ao Refúgio de Alcatrazes pode ser realizada somente com empresas e condutores autorizados pelo ICMBio. Confira a lista em: www.icmbio.gov.br.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …