Confira 6 roteiros imperdíveis pelo litoral da Bahia

Do sul das praias isoladas ao norte das dunas, na divisa com Sergipe

Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta nas praias da Bahia.

Praia do Espelho, no sul da Bahia
Créditos: Eduardo Vessoni
Praia do Espelho, no sul da Bahia

Neste post, o Viagem em Pauta lista alguns dos melhores roteiros litorâneos do estado, do sul das praias isoladas ao norte das dunas, na divisa com Sergipe.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


De Mangue Seco (BA) a Praia do Saco (SE)

Localizado em uma península, a 220 km de Salvador (BA), Mangue Seco é o destino pé na areia com melhor infraestrutura e que vive sob as sombras de coqueiros e de Tieta, a personagem de Jorge Amado que deu fama à região.

Do outro lado do rio Real, a Praia do Saco é a versão isolada do litoral sergipano, a 74 km da capital Aracaju. É mais simples, porém com as atrações naturais mais procuradas por quem visita a região.

Prado

Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, uma estrada simples à beira mar leva visitantes a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.

Japara Mirim, tranquila praia de falésias, a 8 km de Cumuruxatiba. na Bahia
Créditos: João Ramos/Bahiatursa
Japara Mirim, tranquila praia de falésias, a 8 km de Cumuruxatiba. na Bahia

No roteiro de nove praias, aproximadamente, o visitante pode chegar de carro ou de bicicleta, passando por faixas de areia, aos pés de falésias coloridas com até 40 metros de altura.

Abrolhos

Esse conjunto de cinco ilhas isoladas tem a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e pode ser visitado em passeios de bate e volta, a partir de Caravelas, ou em catamarãs que fazem roteiros de até três dias na região.

Liveaboard em Abrolhos, na Bahia
Créditos: Enrico Marcovaldi/ Miramundos
Liveaboard em Abrolhos, na Bahia

A 250 km de Porto Seguro, Caravelas serve como base para quem embarca nos passeios de observação de baleias, em direção ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

De Cumuruxatiba a Corumbau

Localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra do Cahy parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente: praias desertas e extensas faixas de areia virgens.

Praia do Moreira, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia
Créditos: Eduardo Vessoni
Praia do Moreira, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia

O local fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente, e pode ser combinado em passeios de barco tanto em Cumuru como em Corumbau, o último destino do município de Prado, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro.

Da Praia do Espelho a Caraíva

Esse roteiro de 11 km vai da Praia do Espelho, o nome fantasia da Praia do Curuípe, a Caraíva, um dos mais fotogênicos do sul da Bahia.

Juacema, paia a 3 km de Caraíva com piscinas naturais e mergulhos em águas doces, na Lagoa do Satu, no sul da Bahia
Créditos: Eduardo Vessoni
Juacema, paia a 3 km de Caraíva com piscinas naturais e mergulhos em águas doces, na Lagoa do Satu, no sul da Bahia

A pouco mais de 100 km de Porto Seguro, Caraíva é uma vila de pescadores com ruas de areia que têm acesso proibido para carros, cujo único acesso são viagens breves de canoa.

De Porto Seguro a Trancoso

Após cruzar em balsa o rio Buranhém até Arraial d’Ajuda, o viajante pode seguir por praias como Apaga-Fogo, Araçaípe, Delegado, dos Pescadores, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas em Arraial d’Ajuda. Confira aqui o roteiro completo.

Em parceria com Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.