Araripe, um paraíso escondido no sul da Bahia

Localizado próximo a Santo André, a região tem calor durante o ano todo, praias paradisíacas, esportes aquáticos e boa comida

Por: Redação

A região de Araripe, na Costa do Descobrimento, no sul da Bahia, é formada por praias emolduradas por coqueirais, vegetação nativa de mata Atlântica e recifes, que formam piscinas naturais. Estes são alguns atrativos que tornam o lugar paradisíaco.

Localizado a 30 km ao norte de Porto Seguro, o vilarejo de Santo André que pertence à cidade de Santa Cruz Cabrália, é um paraíso natural ainda pouco explorado, mas que tem se tornado uma rota turística cada vez mais atrativa para quem procura sossego, beleza natural e boa comida.

Araripe
Crédito: Divulgação/Katz ConstruçõesVilarejo de Araripe, no sul da Bahia, é um refúgio natural ainda intocado

Entre as atrações que a região oferece, estão esportes aquáticos, festivais, ecoturismo, além da famosa gastronomia baiana.

A vila tem aproximadamente 13 km de praias desertas, entre elas as mais famosas, das Tartarugas e a do Guaiú. A região também é banhada de forma privilegiada por dois rios, o Santo Antônio e o João de Tiba. Entre as águas doces e salgadas, o principal destaque está nos mergulhos imperdíveis em águas mornas, que constantemente são visitadas por vários animais marinhos, como tartarugas e peixes.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Já os apaixonados pela natureza selvagem não podem perder a temporada de baleias Jubarte na região, que vai de julho a outubro. Em busca de águas com temperaturas mais amenas, os mamíferos são uma atração à parte, pois migram da Antártica para o hemisfério Sul e o litoral brasileiro torna-se o ambiente perfeito para procriarem.

Araripe
Crédito: Divulgação/Katz EngenhariaEm tupi-guarani, Araripe é “lugar onde começa o dia”

Pegando um barco na Vila Santo de André, é possível chegar até a região de Araripe, formada por recifes de corais, onde é possível praticar diversos esportes como aquáticos, como: surf, vela, caiaque, snorkeling, kitesurf e stand-up paddle.

Nessa localidade também está sendo desenvolvido o Alameda do Araripe Haras Residence, um charmoso condomínio ecológico de alto padrão, formado por 16 lotes de 20 mil m². O empreendimento é da Katz Construções e reúne conforto e sofisticação em um único lugar. “

A gastronomia, recheada de frutos do mar ao tempero apimentado do dendê, é outro ponto forte desse paraíso intocado. Alguns dos destaques da região são os restaurantes Maria Nilza, Ponta de Santo André, El Floridita, Vila Araticum, Victor Hugo, Santannas, Gaivota, Paralelo 16 e Caju, que fica no hotel onde a seleção alemã ficou hospedada. Além disso, há pequenos pontos de encontro para um bate-papo regado a bolinho de lagosta, acarajé, açaí e sorvetes.

Araripe
Crédito: Divulgação/Katz ConstruçõesLocalizado próximo a Santo André, a região tem calor durante o ano todo, praias paradisíacas, esportes aquáticos e boa comida

Os amantes da lagosta podem aproveitar o Festival da Lagosta da Costa do Descobrimento, que acontece em setembro na região de Santo André. No evento, que está na quarta edição, os principais restaurantes servem pratos com o crustáceo durante uma semana.

Visitas a fazendas de cacau

A cidade de Belmonte, que fica a 37 km a norte de Santo André, entre o oceano Atlântico e o rio Jequitinhonha, também é outra atração da região da Costa do Descobrimento. Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município ficou conhecido pelas diversas fazendas de cultivo do cacau, durante o século 19, tornando a cidade uma das mais prósperas na época.

sul da Bahia
Crédito: Divulgação/Katz ConstruçõesParaíso no sul da Bahia é ainda pouco explorado

Uma das propostas de Belmonte é permitir uma volta simbólica pelo passado, por meio dos costumes e do acesso à arquitetura, à literatura, além das belezas naturais e da gastronomia típica. Visitas às antigas fazendas de cacau também entram para a lista de atrativos do município.

Outra atração que faz parte do calendário da cidade é o Encontro de Filarmônicas, um dos principais eventos musicais da Costa do Descobrimento que reúne mais 500 músicos de vários estados brasileiros.

A região ainda abriga o Museu das Cadeiras Brasileiras (MUCA), um projeto do designer Zanine de Zanine e do empresário Daniel Katz. O espaço tem acervo completo de cadeiras, assinado por renomados designers brasileiros, como: Irmãos Campana, Aida Boal, Joaquim Tenreiro, Carol Gay, Claudia Moreira Salles, Domingos Totora, Estevão Toledo, Etel Carmona, Fernando Mendes e Flávio Franco.  É o único espaço cultural no país destinado apenas a esse tipo de móvel.

Compartilhe: