Coronavírus: como fica o cancelamento de reservas em hotéis e resorts?

Como lidar com a reserva de hotéis diante da pandemia do Covid-19?

Em parceria com Mães em Viagem
18/03/2020 18:59

Adiamentos de viagens são inevitáveis nesse momento tão delicado que estamos vivendo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Muito se fala em adiamento de pacotes de viagens, cruzeiros e passagens aéreas.

Mas e em relação a hotéis e resorts, como fica a situação? E quando a nossa reserva era “não reembolsável”, será que se aplica neste momento?

Como lidar com a reserva de hotéis diante da pandemia do coronavírus (Covid-19)?
Como lidar com a reserva de hotéis diante da pandemia do coronavírus (Covid-19)? - Pixabey

Para tirar essa dúvida, conversei com o advogado Danilo Montemurro, especializado em direito de família e sucessões. Ele aconselha tentar um acordo com o hotel, lembrando que as empresas podem até mesmo quebrar se todos os consumidores exigirem, ao mesmo tempo, esse direito.

“A recomendação é para que o consumidor assuma uma posição razoável em relação aos hotéis, agências de turismo, sites de reserva, etc. O consumidor tem direito ao cancelamento e reembolso do que pagou, mas, recomendo que procure a empresa para negociar”, diz Danilo.



Ele também sugere buscar outras saídas ao cancelamento. “Alternativas como forma de devolução parcelada, crédito em outras viagens, alteração da data, etc., podem ser mais razoáveis para o consumidor e para o fornecedor também”.

Com relação às reservas ‘não reembolsáveis’, Danilo alerta que esse “tipo de cláusula pode até ser exigida em condições normais, mas na situação excepcional que enfrenta o mundo todo essa cláusula é abusiva e, portanto, nula, tendo o direito de cancelar ou remarcar a hospedagem”.