Coronavírus: como fica o cancelamento de reservas em hotéis e resorts?
Como lidar com a reserva de hotéis diante da pandemia do Covid-19?
Adiamentos de viagens são inevitáveis nesse momento tão delicado que estamos vivendo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Muito se fala em adiamento de pacotes de viagens, cruzeiros e passagens aéreas.
Mas e em relação a hotéis e resorts, como fica a situação? E quando a nossa reserva era “não reembolsável”, será que se aplica neste momento?
Para tirar essa dúvida, conversei com o advogado Danilo Montemurro, especializado em direito de família e sucessões. Ele aconselha tentar um acordo com o hotel, lembrando que as empresas podem até mesmo quebrar se todos os consumidores exigirem, ao mesmo tempo, esse direito.
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“A recomendação é para que o consumidor assuma uma posição razoável em relação aos hotéis, agências de turismo, sites de reserva, etc. O consumidor tem direito ao cancelamento e reembolso do que pagou, mas, recomendo que procure a empresa para negociar”, diz Danilo.
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Ele também sugere buscar outras saídas ao cancelamento. “Alternativas como forma de devolução parcelada, crédito em outras viagens, alteração da data, etc., podem ser mais razoáveis para o consumidor e para o fornecedor também”.
Com relação às reservas ‘não reembolsáveis’, Danilo alerta que esse “tipo de cláusula pode até ser exigida em condições normais, mas na situação excepcional que enfrenta o mundo todo essa cláusula é abusiva e, portanto, nula, tendo o direito de cancelar ou remarcar a hospedagem”.