Cunha (SP) comemora temporada de pinhão com festa

Evento tem extensa programação que reúne música, gastronomia e artesanato

Sem programa para o fim de semana? Entre os dias 21 de abril e 8 de maio, a Estância Climática de Cunha (SP) realiza a tradicional Festa do Pinhão, após hiato de dois anos por conta da pandemia.

Para celebrar a colheita desse produto típico da região, a cidade do interior paulista preparou uma extensa programação que reúne música, gastronomia e artesanato.

A Festa do Pinhão de Cunha acontece entre 21 de abril a 8 de maio
Créditos: SandroSalomon/iStock
A Festa do Pinhão de Cunha acontece entre 21 de abril a 8 de maio

O evento ganha um sabor especial na Praça de Alimentação, que foi montada na Praça da Matriz, próxima ao palco onde serão realizados os shows. Lá são oferecidos diferentes pratos doces e salgados, que têm o pinhão como o ingrediente principal.

Entre as inúmeras opções estão caldinhos, canjiquinha, farofas, bolos, pães e acompanhamentos para truta, cordeiro e outras carnes.

Vista do lavandário, uma das atrações da cidade de Cunha
Créditos: Catraca Livre
Vista do lavandário, uma das atrações da cidade de Cunha

Os restaurantes e pousadas da cidade também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano, os chefes criam novas receitas e reinventam seus cardápios para oferecer ao público.

A abertura do evento será realizada com uma exposição especial no Parque Estadual da Serra do Mar. Depois, a cidade receberá um show da dupla Joel e Geovan. A partir daí, a programação da Festa do Pinhão de Cunha ocorrerá sempre de sexta-feira a domingo.

Luis Dillah, Ana Paula Moreti, Bruna Volpí e Banda de Pau e Corda são algumas das atrações musicais já confirmadas.

O que fazer em Cunha (SP)

A antena da Pedra da Macela e a constelação de Escorpião
Créditos: Mateus Castro/Catraca Livre
A antena da Pedra da Macela e a constelação de Escorpião

A Estância Climática de Cunha fica a 232 km de São Paulo e tem como principais atrativos a natureza e suas montanhas, com o Pico da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Lavandário –plantação com mais de 30 mil pés de lavanda e inspirado em cenários franceses–, o Contemplário e inúmeras cachoeiras.

Cunha é, atualmente, um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América Latina, com 17 ateliês agrupados na “Cunha Cerâmica”, associação local de ceramistas.

Um dos chalés da Pousada Candeias, em Cunha
Créditos: Divulgação
Um dos chalés da Pousada Candeias, em Cunha

A estância climática também possui ampla infraestrutura turística, com dezenas de restaurantes e pousadas para todos os gostos e bolsos.

Com 10 chalés confortáveis, restaurante e piscina, a Pousada Candeias é uma ótima opção de hospedagem para quem deseja curtir as atrações do evento e depois relaxar em um local charmoso e intimista. Cercado pela mata, o complexo conta com belas trilhas em meio à natureza.