Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Cunha (SP) comemora temporada de pinhão com festa

Evento tem extensa programação que reúne música, gastronomia e artesanato

Por: Redação

Sem programa para o fim de semana? Entre os dias 21 de abril e 8 de maio, a Estância Climática de Cunha (SP) realiza a tradicional Festa do Pinhão, após hiato de dois anos por conta da pandemia.

Para celebrar a colheita desse produto típico da região, a cidade do interior paulista preparou uma extensa programação que reúne música, gastronomia e artesanato.

Festa do Pinhão
Crédito: SandroSalomon/iStockA Festa do Pinhão de Cunha acontece entre 21 de abril a 8 de maio

O evento ganha um sabor especial na Praça de Alimentação, que foi montada na Praça da Matriz, próxima ao palco onde serão realizados os shows. Lá são oferecidos diferentes pratos doces e salgados, que têm o pinhão como o ingrediente principal.

Entre as inúmeras opções estão caldinhos, canjiquinha, farofas, bolos, pães e acompanhamentos para truta, cordeiro e outras carnes.

Campo de platação de lavanda localizado no lato de uma montanha em Cunha
Crédito: Catraca LivreVista do lavandário, uma das atrações da didade de Cunha

Os restaurantes e pousadas da cidade também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano, os chefes criam novas receitas e reinventam seus cardápios para oferecer ao público.

A abertura do evento será realizada com uma exposição especial no Parque Estadual da Serra do Mar. Depois, a cidade receberá um show da dupla Joel e Geovan. A partir daí, a programação da Festa do Pinhão de Cunha ocorrerá sempre de sexta-feira a domingo.

Luis Dillah, Ana Paula Moreti, Bruna Volpí e Banda de Pau e Corda são algumas das atrações musicais já confirmadas.

O que fazer em Cunha (SP)

Cunha
Crédito: Mateus Castro/Catraca LivreA antena da Pedra da Macela e a constelação de Escorpião

A Estância Climática de Cunha fica a 232 km de São Paulo e tem como principais atrativos a natureza e suas montanhas, com o Pico da Macela, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Lavandário –plantação com mais de 30 mil pés de lavanda e inspirado em cenários franceses–, o Contemplário e inúmeras cachoeiras.

Cunha é, atualmente, um dos mais importantes centros de cerâmica artística da América Latina, com 17 ateliês agrupados na “Cunha Cerâmica”, associação local de ceramistas.

Cunha
Crédito: DivulgaçãoUm dos chalés da Pousada Candeias, em Cunha

A estância climática também possui ampla infraestrutura turística, com dezenas de restaurantes e pousadas para todos os gostos e bolsos.

Com 10 chalés confortáveis, restaurante e piscina, a Pousada Candeias é uma ótima opção de hospedagem para quem deseja curtir as atrações do evento e depois relaxar em um local charmoso e intimista. Cercado pela mata, o complexo conta com belas trilhas em meio à natureza.