Inverno é uma das melhores estações para conhecer Tiradentes (MG)

Cidade mineira é reconhecida pela riqueza histórica e cultural; confira algumas dicas de passeios

Procurando um destino para passar o restinho das férias? Para quem gosta do clima serrano, uma dica é Tiradentes (MG). Nesse período, entre os meses de julho e setembro, há pouca incidência de chuvas, ótimos dias de sol, céu azul, temperatura amena durante o dia e mais fria à noite, mas confortáveis e favoráveis aos passeios.

A cidade mineira é reconhecida pela riqueza histórica e cultural, a começar pelas construções antigas em seu centro histórico, repleto de igrejas, casas de estilo barroco e museus.

Vista do Centro Histórico da cidade barroca de Tiradentes (MG)
Créditos: Pedro Vilela/MTur
Vista do Centro Histórico da cidade barroca de Tiradentes (MG)

Mas antes, a primeira coisa a fazer é reservar a hospedagem. Se procura conforto e praticidade, uma boa dica é ficar no Solar da Ponte, charmoso e requintado hotel instalado num casarão colonial no Centro Histórico. Além das confortáveis acomodações, a charmosa decoração do hotel remete a sensação de uma viagem no tempo, atmosfera notada em todos os ambientes do local.

Nas noites mais frias é possível curtir uma lareira bem quentinha. Outro ponto forte do local é a localização, que facilita muito a vida do viajante, tanto para os passeios a pé pelos atrativos históricos, quanto para aproveitar as compras e a gastronomia mineira dos restaurantes próximos do hotel.

O que visitar em Tiradentes

Com várias igrejas, museus, praças e muita história Tiradentes é um destino repleto de cultura e tradição em terras mineiras. Mas, a cidade reserva também outras boas surpresas entre seus passeios e lugares legais para explorar e conhecer.

Vista da Serra de São José, em Tiradentes (MG)
Créditos: Luiz Cesar Costa/Divulgação
Vista da Serra de São José, em Tiradentes (MG)

O Museu do Automóvel da Estrada Real, no vilarejo conhecido como Bichinho, é um desses locais que fogem dos passeios históricos. O local fica cerca de 4 km do Solar da Ponte, abrigando mais de 90 carros antigos originais restaurados! Além de curtir os carros antigos, é muito gostoso passear por Bichinho, que reserva várias atrações bem legais que valem a visita. O vilarejo possui muitas lojas de artesanatos, ateliês e oficinas que abrigam obras dos artesões locais.

Buick Phaenton 1928 faz parte do acervo do Museu do Automóvel da Estrada Real
Créditos: Divulgação
Buick Phaenton 1928 faz parte do acervo do Museu do Automóvel da Estrada Real

As casinhas também encantam os visitantes, entre elas, a Casa Torta, que se destaca por sua arquitetura, como o próprio nome já indica, e por ser uma casa lúdica para crianças e adultos com vários tipos de brinquedos.

Passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei
Créditos: Luiz Cesar Costa/Divulgação
Passeio de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei

Passear de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del Rei também é um programa imperdível para quem visita o Tiradentes. Neste período, a cidade realiza alguns eventos. Entre eles o tradicional Festival Cultura e Gastronomia, que neste ano chega à sua 25ª edição. Degustações, aulas de gastronomia, jantares e shows fazem parte da extensa programação do festival que, neste ano, tem data prevista para o período de 19 a 28 de agosto.