Protestos causam cancelamentos de voos no Chile; saiba o que fazer

Centenas de passageiros, entre eles muitos brasileiros, passaram a noite no aeroporto internacional Comodoro Arturo Merino Benítez

Por: Redação

Os violentos protestos que se espalharam pelo Chile desde o último final de semana já deixaram 11 mortos e afetam os voos com partida e chegada ao aeroporto internacional de Santiago, entre eles os com destino ao Brasil.

A capital chilena teve mais uma noite de toque de recolher, o que afetou a locomoção tanto dos passageiros quanto dos funcionários das companhias aéreas.

Crédito: Karina Moessbauer/Reprodução/TwitterPassageiros enfrentam mais um dia de caos no aeroporto internacional Arturo Merino Benítez, em Santiago (Chile)

Na manhã desta terça-feira, 22, a Latam anunciou o cancelamento de 55 voos de e para Santiago. Devido à situação, a empresa flexibilizou as operações comerciais, oferecendo a todos os passageiros que tenham viagens programadas com origem ou destino aeroportos do Chile, até o dia 24 de outubro, a possibilidade de alterar sua viagem. Saiba mais em latam.com.

A chilena Sky Airline cancelou 50 voos entre domingo e a anoite de ontem, dos quais dois tinham partida ou origem no Rio –os voos 622, que sairia na noite desta segunda-feira de Santiago em direção ao Galeão, e o 623, que sairia às 23h45 do aeroporto carioca para Santiago.

Crédito: Diario de Gonnet/Reprodução/TwitterOs violentos protestos no Chile já deixaram 11 pessoas mortas

A Gol informou que ainda não cancelou nenhum voo com destino ou partida de Santiago, mas diz que é possível que haja alterações na malha se a situação no país continuar.

CONHEÇA SEUS DIREITOS EM CASOS DE CANCELAMENTO E ATRASO DE VOOS

Procon

Diante das manifestações e protestos políticos que estão acontecendo nos últimos dias no Chile, o Procon-SP orienta que é direito do consumidor, se for de seu interesse, cancelar ou remarcar as passagens aéreas e pacotes de viagens com destino ao país, sem multa ou qualquer ônus.

Crédito: Reprodução/TwitterFotos feitas por aluna da FAE-UFMG mostram passageiros dormindo em camas improvisadas no aeroporto internacional de Santiago

Em nota, o órgão informou que está solicitando esclarecimentos às empresas aéreas Gol, Latam e Sky Airline sobre quais providências serão adotadas para os passageiros que desistirem de embarcar para o Chile nesse momento.

Além disso, especialistas estarão ao longo do dia no aeroporto de Guarulhos para orientar os passageiros.

O Procon-SP recomenda que o passageiro verifique junto a empresa aérea qual o status do seu voo e que, caso opte por cancelar ou remarcar a viagem, o contato seja feito por escrito para que, se necessário, o consumidor tenha documentos para comprovar a tentativa de compor um acordo.

O que fazer

Em caso de dúvidas, a Latam recomenda que os passageiros fiquem atentos às informações publicadas nos canais oficiais da empresa (latam.com, Twitter e Facebook), que serão atualizados de forma contínua.

A Gol pede que os clientes entrem em contato pelo site (www.voegol.com.br), aplicativo ou telefone da Central de Relacionamento (0800 704 0465) para se informar sobre a situação do voo.

Nesta segunda-feira, 21, o governo chileno informou que a atividade turística segue operando em grande parte do país, com os destinos mais visitados recebendo os turistas normalmente, como San Pedro de Atacama, Vale do Elqui, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Ilha Juan Fernández, Patagônia Chilena e Parque Nacional Torres del Paine, entre outros.

Quanto à situação na capital, Santiago, o comércio funciona parcialmente, assim como o transporte público. Nas cidades de Valparaíso, Concepción, Coquimbo e Rancagua, o comércio e o transporte funcionam normalmente, com algumas poucas alterações.

O Senatur (Serviço Nacional de Turismo) informou ainda que transfers e táxis para o aeroporto internacional Arturo Merino Benítez opera parcialmente, por isso é necessário considerar tempos de viagem mais longos. Por outro lado, os outros aeroportos do Chile estão operando normalmente e apoiando a reprogramação dos voos.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …