Viagem de bike! Como se preparar para uma aventura na Europa

Confira dicas de como se dar bem em uma viagem sobre duas rodas

Por: ladobviagem | Comunicar erro

Viagem para conhecer um destino europeu de bicicleta é algo mais comum do que se imagina. E não estou falando de atletas, mas viajante normal, que usa a bike como transporte no destino.

Existem até tours prontos, nos quais você vai de cidade em cidade pedalando. Na Holanda, o país das duas rodas, há passeios chamados bike & boat, para conhecer vários cantos do país de  bicicleta que entram nos barcos.

Ao descer, pedala por estradas ladeadas por campos de tulipas e moinhos de vento.

Crédito: Facebook/Visit HolandTours para pedalar pela Holanda unem bike e barco e passam pelos famosos moinhos de vento. Quem amaria?

Mas embora o objetivo não seja uma medalha, tudo precisa de preparo, como explica Gabrielle Palmieri, educadora física e professora da academia Competition, em São Paulo.

“Mesmo o cicloturismo não sendo uma competição, é preciso estar minimamente condicionado. Ao menos o suficiente para conseguir realizar todas as propostas da viagem com prazer e segurança”,  aconselha.

VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE

Outros tours levam bikes por várias regiões, pedalando por cidades históricas com paradas para degustação de vinho, como faz a empresa Duvine.

Crédito: Facebook/DuvineViagem de bike pela Europa pode unir cidadelas lindas com degustação de vinho

Como se preparar?

Tudo exige preparo. Até para não se cansar demais durante a pedalada e perder algum dia de Europa. Afinal, você paga aquele dia em euro, nunca se esqueça.

“É recomendável que o viajante inicie seus treinos de quatro a seis meses antes da viagem, procurando manter uma rotina específica de bike”, completa Gabrielle.

No preparo, a professora ainda sugere uma série de estímulos no físico. “Devem ser variados, treinos intervalados, de ritmos mais fortes e contínuos, para recuperação e  mais longos”, aconselha.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Andrea Miramontes 🇧🇷| Travel (@ladobviagem) em

Gabrielle lembra também das malas de viagem. Muitas vezes, o viajante ter que pedalar com peso extra, como uma mochila, portanto, fortalecimento também é necessário.

Na sugestão para quem quer programar uma aventura como esta, ela montou para o viajante um treino misto, indoor, outdoor e de musculação.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Andrea Miramontes 🇧🇷| Travel (@ladobviagem) em

“Sugiro dois a três treinos semanais na musculação e a mesma quantia de bike, em aulas. E pelo menos um treino de bike por semana outdoor”, conta ela que, na Competition, une as aulas em sala com as de rua, ministradas pela consultoria parceira 4any1.

A saúde também tem que estar em dia para uma viagem como esta, lembra a preparadora física.

“É superimportante fazer uma avaliação médica antes. Caso a pessoa não esteja apta fisicamente e liberada pelo seu médico melhor não ir”, finaliza.

Autor: ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista, viajante e curiosa. Sou vegetariana e jamais divulgo atrações que escravizem animais :) Faço os blogs Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …