CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Viaje sem sair de casa através da gastronomia: dicas de 7 pratos típicos

Quer fazer jantares temáticos incríveis e com receitas de vários países? Viaje sem sair de casa com a gastronomia e com as dicas desse post!

Por: Mala de Aventuras

Em tempos de quarentena, temos que reinventar nossa forma de viver. Isso inclui novos hábitos para trabalhar de casa, novas rotinas de exercício e, claro, novas formas de viajar! Viaje sem sair de casa com a gastronomia, por exemplo!

Sim! É possível visitar diversos países e conhecer novas culturas sem sair de casa e neste post vamos mostrar que você pode fazer isso através da gastronomia! No @maladeaventuras, criamos uma série de jantares temáticos para inspirar nossos seguidores a testarem novos temperos e se desafiarem na cozinha.

Aqui nós vamos te dar várias dicas, opções e sugestões do que você pode fazer para conseguir organizar um delicioso jantar temático, de forma muito prática e sem sair de casa!

E se você quiser saber mais sobre o que fazer na quarentena do coronavírus, clique aqui para conferir nossas dicas!


khao soi tailandia
Da culinária mexicana à tailandesa, é possível improvisar e fazer verdadeiros jantares temáticos sem sair de casa!

Viaje sem sair de casa: por que fazer um jantar temático?

Todo mundo quer fazer algo diferente e especial em casa, de vez em quando. E agora, durante a quarentena do coronavírus, nunca estivemos tão em casa, não é mesmo? E sem podermos viajar, a saudade de destinos incríveis que já visitamos, fica cada vez maior.

Sabemos bem que quando viajamos, uma das coisas mais marcantes é a culinária. Ela costuma ser um dos principais atrativos, seja conhecendo restaurantes recomendados por guias ou experimentando aquelas comidinhas tradicionais de rua.

E pensando nisso, nós começamos a viajar sem sair de casa, fazendo pratos típicos e relembrando várias das nossas viagens, através da comida. Reunimos algumas dicas e sugestões para vocês e esperamos ajudar a montar algo bem especial e bonito, sem muito esforço.


Viaje sem sair de casa: como fazer jantares temáticos?

Você consegue criar jantares lindos e super charmosos na sua casa, com poucos itens e de forma bem prática. Além dos ingredientes necessários para fazer os pratos que você escolher, é importante pensar na decoração e clima do ambiente.

Portanto, incremente o momento com uma música bem característica e, se você estiver muito animado, por que não se vestir a caráter também? Isso deixará seu jantar mais caprichado e divertido!

Essa também é uma ótima ideia também para distrair as crianças, caso você more com alguma. Afinal, tudo que é novidade, elas adoram, não é mesmo? Então se jogue na produção do jantar e faça algo bem bonito.

Abaixo nós daremos 7 sugestões de países para você escolher e planejar esse seu momento em família. Falaremos de receitas, inspirações e decoração para te ajudar. Vamos lá!

jantar italiano mala de aventuras
Vamos começar as dicas dos melhores temas, receitas e dicas para o seu jantar?

1 – Jantar temático: México

Viaje sem sair de casa para o México, que é um dos países com a gastronomia mais querida e famosa por aí. Conhecido por suas comidas mais temperadas e picantes, os pratos mexicanos chamam muita atenção também pelas cores e cheiros. Tudo é bem intenso, mas maravilhoso. Nós adoramos!

Portanto, caso você queira viajar para o México sem sair de casa e for escolher esse tema para o seu jantar temático, nós temos algumas dicas para ajudar a organizá-lo abaixo.

Opções de pratos: algumas opções legais (e fáceis de fazer!) para o seu jantar mexicano são os famosos burritos, tacos e nachos. Para acompanhar, basta fazer os molhos tradicionais, como guacamole, chilli com carne, sour cream e salsa mexicana.

Para conferir a receita desses pratos, não deixe de ler o nosso post Jantar mexicano: receitas, ideias e dicas para seu jantar temático!

Decoração: para a decoração do seu jantar mexicano, aposte em cores vivas, flores de enfeite, quadros, vasos e louças da sua própria casa. Enfeite tudo livremente! Saiba que as cores mais presentes e que combinam com o México, são: vermelho, rosa, laranja e amarelo. Ah! E isso vale também para a vestimenta!

jantar mexicano mala de aventuras
Nachos com salsa picante são uma ótima pedida para um jantar mexicano!

2 – Jantar temático: Árabe

Os países árabes são países com a gastronomia muito marcante e adorada por nós, brasileiros. Quem não ama um kibe e umas esfihas? Mas saiba que a culinária árabe é muito mais que apenas isso e pode ser bem fácil de fazer. Nós também adoramos esses sabores!

Portanto, caso você queira viajar para Israel, Jordânia, Egito ou outro país árabe, mas sem sair de casa, nós temos algumas dicas para ajudar a organizar o seu jantar árabe, abaixo.

Opções de pratos: Além dos pratos que mais conhecemos (kibe e esfihas) você pode optar por fazer o querido hommus, que é uma pastinha de grão de bico com tahine deliciosa para comer com um pão sírio, torradas etc. Você pode também optar por servir tabule, que é uma saladinha bem leve, coalhada seca e até kafta, caso você seja carnívoro. São muitas opções deliciosas, vegetarianas ou não, para escolher!

Para a receita desses pratos, não deixe de ler o nosso post Jantar Árabe: receitas e dicas para preparar o seu jantar temático em casa

Decoração: para a decoração do seu jantar árabe, aposte em muitas almofadas, tapetes e lenços. Esses serão os itens mais presentes na sua decoração. Se você tiver louças em prateado ou dourado, também vão ajudar a compor o cenário. Isso também vale para as roupas. Escolha tecidos leves e acessórios em prata ou ouro, caso tenha.

jantar árabe mala de aventuras
Que tal preparar um quibe de forno no seu jantar árabe?

3 – Jantar temático: Itália

A Itália é um dos países com a gastronomia mais gostosa. São tantas massas que fica até difícil de escolher uma só. Isso sem falar das pizzas, que são uma marca da culinária do país!

Portanto, se o seu plano for viajar para a Itália sem sair de casa, nós temos algumas dicas para ajudar a organizar o seu jantar abaixo.

Opções de pratos: fettuccine, gnocchi, macaroni, penne, farfale, lasagna, capeletti, ravioli… Ufa! Essas são apenas algumas possibilidades que você pode escolher para o seu jantar. Além disso, você ainda pode optar por uma clássica noite da pizza no seu jantar italiano. É legal fazer a preparação da pizza em casa, para ficar com um gostinho caseiro, sabe?

Para a receita desses pratos, não deixe de ler o nosso post Jantar italiano: receitas, ideias e dicas para seu jantar temático!

Decoração: se você for assim como nós, você pensa na decoração estilo cantina italiana, não é? Então um item indispensável para essa decoração, é a famosa toalha de mesa quadriculada em vermelho e branco! Guardanapos de pano também dão uma super referência para o ambiente. Com isso, temos certeza de que seu jantar estará bem mais arrumadinho.

jantar italiano mala de aventuras
Monte a sua própria cantina italiana em casa: uma toalha xadrez vermelha deixa o ambiente super charmoso!

4 – Jantar temático: Estados Unidos

Viaje sem sair de casa para os Estados Unidos, que é um país com a gastronomia bem pesada, mas a gente ama, né? Quem resiste a um hambúrguer com batatas fritas? Acho que ninguém. Esse jantar temático é para se jogar no fast food, mas com um preparo caseiro bem mais gostoso.

Então se você quiser viajar para os Estados Unidos da América, sem sair de casa, nós vamos te ajudar com algumas dicas para organizar o seu jantar abaixo.

Opções de pratos: não se engane, para fazer um jantar americano, você não precisa ficar só no hamburger. Caso você prefira, outras opções são: o famoso Mac & Cheese, hot dog, panquecas e waffles. Para acompanhar, escolha um refri, suco ou até uma cervejinha para beber. A vibe do jantar americano é bem mais descontraída mesmo.

Para a receita desses pratos, não deixe de ler o nosso post Jantar Americano: como fazer Hambúrguer Caseiro e Batata Frita na Airfryer

Decoração: devido ao fato dos EUA ser um país bem patriota, é interessante você usar as cores da bandeira (vermelho, azul e branco) para fazer a sua decoração. Outra opção legal é apostar nos esportes, como basebol, futebol americano e basquete.  E para entrar no clima, vale até pintar a cara como os jogadores fazem!

jantar temático americano
Hambúrguer caseiro + batata frita na air fryer é a combinação perfeita para um jantar americano!

5 – Jantar temático: Argentina

É a vez dos nossos hermanos argentinos! A Argentina é um dos países com a gastronomia que mais agrada o brasileiro. Um país da alta culinária, mas que também atende aqueles que preferem algo mais simples e para o dia a dia, a Argentina é repleta de sabores incríveis. De carnes a salgados, de massas a sobremesas, a culinária é bem diversa.

Então se você quiser viajar para a Argentina sem sair de casa e escolher esse tema para o seu jantar temático, nós temos algumas dicas para ajudar a organizá-lo abaixo.

Opções de pratos: para quem gosta de comer bem e estiver interessado em se jogar na cozinha, uma das carnes mais famosas por lá é o bife de chorizo argentino, mas caso você esteja procurando algo mais fácil e prático, tem as incríveis empanadas argentinas, medialunas e os maravilhosos alfajores e doces de leite, que são bem característicos do país.

Para esta opção, não deixe de conferir nosso post com 7 segredos para fazer empanadas argentinas perfeitas.

Decoração: a melhor dica para uma decoração argentina é caprichar num clima mais sofisticado, quem sabe até para combinar com um vinhozinho? Mas caso você queira algo mais leve, uma boa opção é investir nas cores da bandeira também (azul e branco) para fazer a sua decoração. A mesma coisa vale para as roupas.

jantar argentino mala de aventuras
As famosas empanadas argentinas são super práticas para você fazer em casa!

6 – Jantar temático: França

A França é um dos países mais visitados por viajantes de todo o mundo. Conhecido por uma culinária sofisticada e gastronomia reconhecida no mundo todo, as opções são infinitas. Você pode optar tanto por fazer em jantar, quanto um café da manhã, já que algumas comidas típicas de lá, nós costumamos comer de manhã.

Portanto, caso você queira viajar para a França no conforto da sua casa e selecionar esse tema para o seu jantar, nós te daremos algumas dicas para ajudar a organizar tudo e testar receitas francesas em casa.

Opções de pratos: como falamos, você pode optar tanto por um jantar, quanto por um café da manhã. Caso queira comer comida, dois pratos mais fáceis de arriscar fazer, é o Ratatouille e o Cassoulet. Mas se por acaso você quiser algo mais simples, fazer croissants, o famoso Croque Monsieur ou até comprar umas baguettes e geléias também pode ser uma boa ideia.

Para essas e mais receitas de pratos franceses, não deixe de ler o nosso post sobre o café da manhã francês: 5 receitas francesas para um delicioso petit dejeuner

Decoração: para a decoração do seu jantar ou café francês, invista em cores claras e uma decoração clássica, simples e minimalista. Flores, frutas e louças bonitas para decorar, ficarão lindos no ambiente. Para as roupas, escolha peças leves e não muito coloridas, para seguir bem uma vibe francesa.

jantar francês mala de aventuras
Os croissants são obrigatórios em um café da manhã francês!

7 – Jantar temático: Tailândia

Viaje sem sair de casa para a Tailândia, um país bem exótico, mas a sua gastronomia é uma das mais gostosas, na nossa opinião, além de ser bem fácil de fazer vários pratos. Rica em sabores e texturas, a culinária tailandesa é cheia de temperos exóticos que misturam doce, salgado, ácido e picante. Quase tudo junto.

Portanto, caso você queira experimentar e se jogar na comida tailandesa, nós vamos te ajudar a organizar um jantar delicioso e bem temático. Confira abaixo.

Opções de pratos: alguns pratos tailandeses bem famosos, fáceis de fazer e super deliciosos, são o Khao Soi, que é uma sopa tradicional do país, o Curry tailandês e o Pad Thai, que é um macarrão de arroz bem saboroso. Todos esses pratos têm temperos bem diferentes, logo, diríamos que a culinária tailandesa não é para todo mundo, mas com certeza é uma das mais interessantes de experimentar.

Para essas e mais receitas, confira o nosso post Comida Tailandesa: dicas para preparar um jantar tailandês em casa

Decoração: Use e abuse das estampas étnicas e colores vibrantes e alegres. Se você tiver louças, pratinhos decorativos e objetos brilhantes e bonitos, coloque para decorar e enfeitar a mesa também.

Na hora de se vestir, algo bem comum na Tailândia é usar “sarong” que é uma espécie de amarração feita de tecidos, panos ou lenços. Portanto, não se preocupe, se você só tiver uma canga, já serve para fazer algo bem legal, como saias e vestidos e entrar no clima tailandês.

jantar tailandes mala de aventuras
Um dos melhores pratos para uma noite tailandesa em casa é o delicioso Curry Tailandês, feito com especiarias e leite de coco.

Viaje sem sair de casa: pronto para fazer o seu próprio jantar temático?

Depois de tantas dicas legais, a gente espera ter ajudado você a se inspirar e planejar um jantar bem diferente e animado para fazer na sua casa. Nós amamos experimentar coisas novas no dia a dia e por isso, passamos tudo aqui para vocês. Por isso, viaje sem sair de casa com a gastronomia!

Não deixe de entrar no nosso blog Mala de Aventuras, para ver mais posts de viagens e outros jantares temáticos. Também nos acompanhe pelas redes sociais, estamos sempre postando um conteúdo bem legal por lá! O nosso Instagram é @maladeaventuras e estamos também no Pinterest.

Outras dicas legais para esta quarentena:

Como aprender francês sozinho: 10 dicas imperdíveis para você começar agora mesmo

Por: Mala de Aventuras

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …