Últimas notícias:

Loading...

Exposição “Intervalos para um fim” na OMA Galeria em SP começa neste sábado

O VilaMundo é uma iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a Catraca Livre

Por: Redação

A OMA Galeria inaugura neste sábado (02/04) em seu espaço nos Jardins a exposição “Intervalos para um fim”, nova individual de Andrey Rossi. Em um desdobramento da mostra que realizou em 2021 em Nova Iorque, a exposição que integra o Circuito de Galerias da SP-Arte reúne parte das obras que foram expostas na americana Slag Gallery com novas pinturas e desenhos do artista.

Doutorando em artes visuais pela UNICAMP, Andrey apresenta telas de grandes dimensões que retratam ambientes em ruínas, com paredes manchadas e rachadas, esquadrias enferrujadas e outros sinais de abandono, que segundo o artista se comparam às rugas e outros traços adquiridos pelos indivíduos ao longo do tempo.

A decadência e a atmosfera de silêncio dos espaços se contrapõem a sinais de vida e da presença humana, como plantas que se infiltram por entre rachaduras e flores penduradas em um prego para secar, detalhes que são um lembrete da persistência da vida frente às adversidades.

No mesmo evento, o artista também lança o livro “Entes inanimados: a melancolia do confinamento”, que conta com texto do psicanalista João Bosco Millen e imagens dos
últimos 10 anos de produção de Andrey, fazendo um passeio pelos sentimentos e pela temporalidade das obras do artista neste período.

A série de desenhos que dá nome à publicação traz vislumbres de cenários que o artista observou através de sua janela e em andanças pela cidade vazia durante o período de isolamento social exigido pela pandemia. São animais, fragmentos de edifícios abandonados e objetos degradados pela passagem do tempo.

Andrey ainda lança uma edição especial em parceria com a Galeria Arte Edições durante a SP-Arte, em abril. Serão 10 edições em impressão fine art da tela “Epílogo do tempo”, sobre as quais o artista fez intervenções em tinta a óleo, tornando cada obra única.

A exposição “Intervalos para um fim” vai até 1 de maio na OMA Galeria, com entrada gratuita.

DicaVilaMundo: Quer ficar por dentro de mais iniciativas culturais, sociais e sustentáveis? Siga o Instituto Acqua no Facebook e Instagram

Compartilhe:

?>