CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

SescTV lança série sobre Paulo Freire e sua influência na pedagogia

Por: Redação

O SescTV lançou a série documental “Paulo Freire, Um Homem do Mundo” na última terça, dia 17 de março. Com direção de Cristiano Burlan, os cinco episódios rememoram a vida e a obra do pedagogo e intelectual brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), reconhecido por sua influência no movimento chamado Pedagogia Crítica, escola que visa o desenvolvimento da educação por meio da consciência do indivíduo perante sua realidade.

A produção estará disponível na íntegra para ser assistida pelo site do canal on demand e, na TV, com estreia prevista para o dia 1º de abril, às 20h.

Retrato de Paulo Freire
Crédito: DivulgaçãoSérie documental em cinco episódios sobre Paulo Freire

“Paulo Freire, Um Homem do Mundo” é dividida em cinco partes: “A Formação do Pensamento”, sobre influências; “As 40 Horas de Angicos”, sobre a experiência em alfabetização no Rio Grande do Norte; “O Exílio”, sobre o período na Suíça; “Do Pátio do Colégio à Pedagogia do Oprimido”, sobre a volta ao Brasil; e “O Mundo Não É, Está Sendo”, sobre a interação com o outro.

O programa investiga a formação do pensador e suas influências para a concepção da Pedagogia do Oprimido a partir de depoimentos de sua família e de profissionais que o conheceram ou atuam nas instituições onde colocou em prática seus conceitos.

Paulo Freire

A vida e a obra de Paulo Freire foram marcadas por sua clara opção a favor dos oprimidos. Nascido em uma região pobre do país – Recife, Pernambuco, em 1921 – ele pôde, desde cedo, observar as dificuldades de sobrevivência das classes desfavorecidas. Talvez daí tenha vindo a sua indignação contra as injustiças e seu grande desejo: a transformação da sociedade que, segundo ele, devia ser menos autoritária, discriminatória e desigual.

A sua prática na educação, ou sua práxis educativa, como ele preferia chamar, foi sempre coerente com o seu sonho de democracia, desde os tempos de professor de escola, até aqueles em que passou a criador de ideias e “métodos”, os quais assistiu serem reconhecidos e divulgados pelo mundo.

Educador Paulo Reglus Neves Freire, um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.