Cidade Matarazzo vai abrigar o mais novo centro cultural de SP!

O complexo, pertinho da Paulista, vai ser a sede da Casa Bradesco da Criatividade

Por: Redação

Mais um centro cultural em São Paulo está por vir! Depois de contarmos aqui sobre o casarão na Paulista vai virar museu de ciência, a boa da vez é que o complexo Cidade Matarazzo vai abrigar a Casa Bradesco da Criatividade a partir de 2021!

cidade matarazzo na região da paulista onde vai funcionar um centro cultural em são paulo
Crédito: DivulgaçãoBatizado de Casa Bradesco da Criatividade, o espaço vai ocupar uma casa de três andares no quarteirão onde funcionava o antigo Hospital Matarazzo

O centro cultural vai ocupar uma casa de três andares no quarteirão onde funcionava o antigo Hospital Matarazzo, construído em 1918. O novo projeto é do arquiteto francês Rudy Ricciotti, responsável pelo departamento de arte islâmica no Museu do Louvre, em Paris.

A ideia é que o salão de três mil metros quadrados do casarão seja convertido em teatro, casa de shows, espaço para aulas de gastronomia e até um ambiente imersivo em que imagens de obras de arte sejam projetadas em alta definição. Fora que o espaço vai funcionar 22 horas por dia, em homenagem à Semana de Arte Moderna de 1922.

capela da cidade matarazzo onde vai funcionar o centro cultural em são paulo
Crédito: Gabriel Matarazzo/divulgaçãoCentro cultural na Cidade Matarazzo vai ter programação infantil, espaço de arte contemporânea e auditório multiuso

O centro cultural Casa Bradesco de Criatividade ainda vai abrigar o espaço de arte contemporânea Bradesco Aqui, coordenado pelo curador Marcello Dantas, que já esteve por trás de projetos como os do Museu da Língua Portuguesa e da Japan House. O espaço vai medir cerca de dois mil metros quadrados, se tornando uma das maiores áreas expositivas de São Paulo – equiparável ao subsolo da Oca, no parque Ibirapuera.

A programação dessa sala expositiva é de que passe, ao menos, três mostras por ano, com obras desenvolvidas especialmente para o lugar. A primeira delas é do anglo-indiano Anish Kapoor, um dos pesos-pesados do mercado contemporâneo, conhecido por esculturas que remetem a espelhos deformados.

Fachada do pédio da Cidade Matarazzo onde vai ser inaugurada a Casa Bradesco da Criatividade, na Bela Vista, em São paulo
Crédito: DivulgaçãoFachada do pédio da Cidade Matarazzo onde vai ser inaugurada a Casa Bradesco da Criatividade, na Bela Vista

Bem legal, né? O novo centro cultural de São Paulo tem previsão de inauguração para setembro de 2021. Ainda não se sabe seu horário de funcionamento, mas há boatos que pessoas baixa-renda vão ter entrada gratuita no espaço. Vamos torcer para que ele siga o exemplos dos outros museus paulistanos, que oferecem ao menos um dia de gratuidade para todo mundo. :)

Outras dicas fresquinhas e culturais pra você:

 

 

 

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.