13 passeios para fazer em SP e sair da mesmice

Que tal fazer algo diferente no próximo rolê?

Por: Redação Comunicar erro
Todos os dias
Diversos horários

A gente sabe que a cidade de São Paulo tem opções ilimitadas de passeios. Mas mesmo assim, é comum escolhermos sempre os mesmos lugares para dar um rolê cultural. Para além dos museus e centros que estamos acostumados a visitar, há inúmeros espaços incríveis, tentando se manter de diferentes formas.

Para você conhecer alguns deles, listamos centros culturais alternativos que refletem o caráter de resistência, lazer, cultura e educação. Há espaços colaborativos, que promovem eventos e festas, e outros que têm foco em formação de carreira e cursos livres. Que tal se programar e mudar os planos para o próximo passeio?

  • 1. Casa Jardim Secreto

    Crédito: Larissa Dare - DivulgaçãoLegenda: A Casa Jardim Secreto é um charme só <3

    No bairro do Bixiga tem um lugarzinho muito especial, a Casa Jardim Secreto. É uma iniciativa da Feira Jardim Secreto, que mescla loja colaborativa, mini centro cultural, café, floricultura e um espaço para cursos e oficinas. Na programação, é comum encontrar aulas de tricô, de maquiagem natural, de fotografia e muito mais. Periodicamente, acontecem exposições, bazares e exibições de filmes. Todas as informações estão disponíveis no Facebook do espaço.

    Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 374 – Bela Vista
    Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h

  • 2. Ouvidor 63

    Crédito: Rose Steinmetz - Divulgação - Ouvidor 63Legenda: Fachada da Ouvidor 63, maior ocupação artística da América Latina

    Na região da Sé está localizada a maior ocupação artística da América Latina, a Ouvidor 63. O espaço costuma realizar oficinas, shows, cursos gratuitos, vivências artísticas e até peças teatrais. Vale a pena ficar ligado (a) na programação que eles divulgam no Facebook.

    Endereço: Rua do Ouvidor, 63 – Sé
    Horário de funcionamento: depende da programação

  • 3. Centro Cultural b_arco

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Centro Cultural b_arco fica em Pinheiros

    No bairro de Pinheiros, fica o b_arco, um centro cultural contemporâneo. O espaço mescla educação e arte, desenvolvendo pesquisas e produzindo conteúdo nas mais diversas formas de expressão cultural. Há inúmeros cursos, palestras, oficinas e eventos relacionados às áreas de humanas. Fique ligado (a) na programação!

    Endereço: Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros
    Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h; e
    aos sábados, das 10h às 17h

  • 4. Estrella Galicia Estação Rio Verde

    Crédito: Studio Vikings Photo - DivulgaçãoLegenda: A Estrella Galicia Estação Rio Verde tem uma programação multifacetada

    No coração da Vila Madalena tem um espaço de experimentação artística dedicado à shows, festas, ensaios e reuniões. É a Estrella Galicia Estação Rio Verde, uma espécie de incubadora de novos talentos. Sua estrutura permite a intersecção das múltiplas artes e eventos dos mais variados estilos. Quem sai ganhando é o público, claro!

    Endereço: Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena
    Horário de funcionamento: consultar a programação

  • 5. Casa Vulva

    Crédito: Mariana HarderLegenda: Espaço de artes integradas com foco na produção feminina, a Casa Vulva é destino certo para quem busca por um espaço alternativo e aconchegante como sua própria casa

    Fundada por Rafaela Piccin e Denise Mamede e localizada na Lapa, a Casa Vulva tem pouco mais de um ano de existência e já conquistou público cativo. Não é por menos. A proposta do espaço é enaltecer a produção artística feita por mulheres nas mais diversas linguagens, com programação recheada de shows, exposições, exibições de filmes e encontros. O lugar é delas, mas é aberto a todos!

    Endereço: Rua Coriolano, 345 – Lapa
    Horário de funcionamento: consultar programação

  • 6. Matilha Cultural

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Matilha Cultural: Além de ser um centro cultural que oferece exposições, debates, cursos, palestras, shows e outras atividades gratuitas ou a preços populares, o local traz um viés voltado para o meio ambiente e direitos humanos. Fica no centro de São Paulo

    A Matilha Cultural é um centro cultural autônomo localizado na região central de São Paulo, próximo ao metrô República, das linhas Vermelha e Amarela do metrô. No espaço, a programação explora diversas áreas, como arte, ativismo, meio-ambiente, proteção animal, parques, espaço público, cinema e exposições.

    Endereço: Rua Rego Freitas, 542 – República
    Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 20h; e aos domingos, das 10h às 20h

  • 7. Estúdio Lâmina

    Criado com a proposta de ser um espaço de cultura independente, nasceu, em 2011, o Estúdio Lâmina. É um local que explora diversas linguagens, como artes visuais, música, dança, circo, cinema e poesia, estimulando o surgimento de novas narrativas para o debate de políticas públicas e culturais no centro e nas margens de São Paulo.

    Endereço: Avenida São João, 108 – sala 41 – República
    Horário de funcionamento: de quarta a sábado, das 15h às 23h

  • 8. Condomínio Cultural

    Crédito: DivulgaçãoLegenda: Condomínio Cultural abriga atrações culturais desde o final de 2010

    O Condomínio Cultural é um antigo prédio localizado na Vila Anglo Brasileira que já foi escola e hospital. Atualmente, recebe artistas e empreendedores culturais interessados em criar e experimentar no campo das artes. Na programação, encontram-se cursos, oficinas, festas e shows.

    Endereço: Rua Mundo Novo, 342 – Vila Anglo Brasileira
    Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 13h às 20h; e aos sábados, das 9h às 13h

  • 9. Mundo Pensante

    Crédito: Marcelo Paixão - I Hate FlashLegenda: Mundo Pensante é um centro cultural localizado no Bixiga

    O Mundo Pensante é um espaço multicultural localizado no bairro do Bixiga. A proposta do local é difundir a arte por meio de eventos, design e integração entre grupos musicais, coletivos de festas e artistas visuais. Na programação estão atrações de música, artes visuais, artes do corpo e filosofia.

    Endereço: Rua 13 de Maio, 830 – Bixiga
    Horário de funcionamento: às segundas, das 19h30 às 22h; às terças, quintas e sextas, das 14h às 21h e das 22h às 6h; e aos sábados, das 23h às 6h

  • 10. Red Bull Station

    Crédito: Divulgação - Red Bull StationLegenda: Red Bull Station fica pertinho do Terminal Bandeira, no centro de SP

    A Red Bull Station é um espaço focado em projetos de música, arte, dança, tecnologia maker e inovação social. São cinco andares recheados de programação para todos os gostos, localizados em um edifício tombado de 1926, que após reforma e restauração, reabriu as portas para o público em outubro de 2013.

    Endereço: Praça da Bandeira, 137 – Centro
    Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 20h; e aos sábados, das 11h às 19h

  • 11. Associação Cultural Cecília

    Crédito: Fernando Yokota - divulgaçãoLegenda: A programação musical independente é um ponto alto da Associação Cultural Cecília

    A Associação Cultural Cecília incentiva a arte com base na filosofia do “Faça você mesmo”. Na programação, o fundamental é a troca de experiências por meio de palestras, cursos, workshops, exposições, mostras de cinema e shows.

    Endereço: Rua Vitorino Carmilo, 449 – Santa Cecília
    Horário de funcionamento: consultar a programação

  • 12. Casa do Povo

    Crédito: Divulgação Facebook @casadopovoxxiLegenda: Casa do Povo fica no Bom Retiro

    A Casa do Povo, localizada no bairro do Bom Retiro, é um centro cultural que revisita e reinventa as noções de cultura, comunidade e memória. Sua programação tem horário flexível, adaptando-se às necessidades de cada projeto. Há cursos, grupos de estudo e exposições.

    Endereço: Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro
    Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 14h às 19h

  • 13. Casa da Luz

    Crédito: I Hate FlashLegenda: Casa da Luz tem uma intensa programação cultural

    No Espaço Cultural Casa da Luz, os visitantes podem contar com uma programação alternativa composta por festas, shows, mostras de cinema, exposições, cursos, oficinas e aulas de yoga. O lugar também possui um co- working.

    Endereço: Rua Mauá, 512 – Luz
    Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 14h às 22h; às sextas, sábados e domingos, das 22h às 7h