Anitta e outros famosos são contra política de Bolsonaro para Amazônia

O número de incêndios florestais aumentou 82% entre janeiro e agosto deste ano, não coincidentemente, desde o início do governo Bolsonaro

Por: Redação

Anitta e outros famosos são contra política do governo Bolsonaro para Amazônia. O Brasil enfrenta um período de destruição ambiental com as queimadas na maior floresta do mundo e em outros estados do Norte do país.

Enquanto o presidente da República diz que o fogo é ação de ONGs para prejudicar seu governo, artistas de todo o mundo divulgaram nesta, quarta-feira, 20, manifestações contra as queimadas e desmatamentos causados pela política ambiental adotada pelo governo desde o início do mandato.

Anitta famosos Bolsonaro Amazônia
Crédito: Montagem Reprodução/InstagramAnitta e outros famosos são contra política de Bolsonaro para Amazônia

Segundo dados do Inpe (Instituto de Pesquisas Espacias), o número de incêndios florestais aumentou 82% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018. De acordo com o instituto, a Amazônia, concentra mais da metade das queimadas com 52,5% dos registros, seguida do Cerrado, que marca 30,1%, e da Mata Atlântica, com 10,9%.

JOVENS PROTESTAM CONTRA POLÍTICA AMBIENTAL DE BOLSONARO

O aumento das queimadas no Brasil ocorre cerca de um mês depois de Bolsonaro criticar os dados divulgados no site do Inpe, relativos ao crescimento do desmatamento na Amazônia, que, como informou o sistema Deter, foi maior em junho e julho de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

E desde então, Bolsonaro vem ridicularizando as informações divulgadas pelo Inpe. Ele chegou a afirmar que os dados são “imprecisos”. No dia 6 de agosto, o presidente fez piada com a situação. “Um número absurdo como aquele de que eu desmatei 88% da Amazônia. Eu sou o ‘capitão motosserra'”, disse .

Em esperança de salvar nossas matas e florestas, diversos famosos nacionais e internacionais, têm chamado a atenção de seus seguidores nas redes sociais e exigido que as autoridades tomem uma atitude concreta para acabar com o desmatamento desenfreado no Brasil.

Veja:

Bruna Marquezine

Demi Lovato

A cantora compartilhou alguns prints de textos que têm rodado a internet. “A Amazônia vem queimando por três semanas, e só agora estou descobrindo isso porque falta cobertura de mídia. Esse é um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Espalhe informação”, dizia um deles.

Anitta famosos Bolsonaro Amazônia
Crédito: Reprodução/InstagramFamosos falam sobre a Amazônia

Luisa Mell e Anitta

Luisa Mell escreveu um textão falando sobre as consequências das queimadas e cobrando Bolsonaro. Anitta compartilhou em seus stories o post da amiga e fez uma grande sequencia de vídeos falando sobre o tema.

Anitta também se manifestou no stories e compartilhou uma imagem que dizia em inglês: “A Amazônia vem queimando por três semanas, e só agora estou descobrindo isso porque falta cobertura de mídia. Esse é um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Espalhe informação”, além de postar a matéria com o título, “Desmatamento na Amazônia está prestes a atingir limite irreversível”.

A funkeira ainda prometeu publicar um vídeo em seu feed explicando aos seus seguidores o que leva ao desmatamento e as queimadas.

View this post on Instagram

Senhor presidente da república, Respeite o povo brasileiro. Assuma sua responsabilidade! Não nos trate como idiotas. Sim, época de seca na Amazônia, mas as causas naturais não são suficientes para explicar a magnitude dos incêndios neste ano. É um crime contra toda a humanidade o que acontece neste momento. O senhor pode dizer que os números mentem, pode tentar acusar os cientistas de estarem contra o senhor. Pode tentar jogar a culpa nas ongs. Mas a verdade se impõe. Será o senhor um@esquecido? Vou ajudá -lo então : Em maio, além de praticamente zerar o orçamento para implementar políticas sobre mudanças climáticas no Brasil, o governo federal bloqueou 38,4% do orçamento para prevenção e controle de incêndios florestais, montante equivalente a R$ 17,5 milhões. O senhor provocou um desmonte nos órgãos de fiscalização. Muitos fiscais foram exonerados de seus cargos por “incomodarem” fazendeiros e empresários. O desmatamento cresce em um ritmo assustador. Fazendeiros e grileiros da região assumiram@publicamente que iriam fazer o dia do fogo na Amazônia. cumpriram a promessa e deliberadamente queimaram uma área vegetada da região de Novo Progresso. Resultado? Um aumento de 300% nos focos de incêndio em comparação com o dia anterior, pelos registros do Inpe. Apesar do senhor assumir publicamente que deve lealdade aos ruralistas, lembre-se que o senhor deve lealdade a todo o povo brasileiro! O senhor abriu mão de 300 milhões do Fundo da Amazônia, dinheiro vindo de outros países que era utilizado para fiscalizar, ajudar a combater o desmatamento e queimadas. Disse q n precisava. Tentou alegar que existia corrupção nas ongs, no repasse… (seu ministro enrolou, mentiu mais uma vez e n comprovou nada…) e agora diz que não pode fazer nada contra incêndios florestais pq a Amazônia é muito grande? Cada dia fica mais evidente pq abriu mão de milhões para conter o desmatamento. Pq o senhor n está ao lado do povo brasileiro, o senhor está ao lado dos que lucram bilhões com a destruição da nossa natureza. E agora eu pergunto ao povo brasileiro: VMS Assistir calados? Ou vms a luta! Senhor presidente tem q ouvir a nossa voz. #savetheamazon #savetheamazonrainforest

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

Ariana Grande

“Se você não é do Brasil e não faz ideia do que está acontecendo lá, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está pegando fogo pelo 16º dia. E a imprensa não está se importando com isso. #RezePelaAmazonia”.

Anitta famosos Bolsonaro Amazônia
Famosos falam sobre a Amazônia

Luan Santana

View this post on Instagram

que Deus proteja nossa floresta 😭♥️

A post shared by Luan Santana (@luansantana) on

Gisele Bündchen

Anitta famosos Bolsonaro Amazônia
Crédito: Reprodução/InstagramFamosos falam sobre a Amazônia

Cara Delevingne

View this post on Instagram

#PrayforAmazonia 🙏🏽

A post shared by Cara Delevingne (@caradelevingne) on

Taís Araújo

View this post on Instagram

É redonda, gira e está em chamas. Todos já vimos e lemos que a Amazônia está ardendo em chamas e que essa escuridão repentina em São Paulo pode estar relacionada com a pior queimada na região nos últimos cinco anos. De Rondônia chegam relatos de dias seguidos sem o azul do céu no horizonte. O curioso é que ontem mesmo eu, @leandraleal, @thainaduarteoficial e @caiapitanga falávamos sobre a importância da preservação e sobre o fato de as nossas atitudes diárias afetarem o futuro do nosso planeta. Nem sei mais se podemos falar em "futuro", uma vez que já estamos testemunhando as consequências do descuido de nossas ações e políticas públicas ou falta delas. Alguns moradores de São Paulo coletaram um pouco da água da chuva de ontem, pós escuridão, com aparência barrenta e cheiro de queimado. Fico pensando ainda sobre o que pode acontecer com quem está respirando esse ar, o tanto de doenças respiratórias que podem vir em consequência disso, pra começo de conversa… E então, deixa mesmo queimar lá na Amazônia? Não vai acontecer nada sério no mundo se explorarmos desenfreadamente essas matas? Ontem tivemos um pequeno exemplo de que não é bem assim. Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo.

A post shared by Taís Araujo (@taisdeverdade) on

Alice Wegmann

View this post on Instagram

@ritawainer

A post shared by Alice Wegmann (@alice.weg) on

Daniel Alves

Lauren Jauregui

“Embora eu admita que a oração me ajuda a respirar na maioria dos dias, ela não pode fazer o mesmo trabalho que a Amazônia no Brasil faz pela população humana (isso sem falar em todas as outras formas de vida nesse planeta que precisam de oxigênio para sobreviver)”, disse a cantora.

View this post on Instagram

Although I’ll admit prayer helps me breathe most days, It can’t quite do the same job the Amazon in Brazil does for the human populace (not to mention all the life forms on this planet that also need oxygen to survive.) The Amazon has been burning for the past almost 3 weeks with little to no media coverage. The Amazon is responsible for 20% of our oxygen. Gaia is screaming. We are truly so disrespectful to our children, and our grandchildren, and their children. Awareness is one thing but I truly wanna know when we’re all going to wake up and feel the poison in our lungs. I honor mama Gaia today and pray for our collective healing and growth towards understanding that this is our only home. We borrow it from our children, and the mess we have made on it is so carelessly destructive. All in the name of the almighty dollar. It alarms me that so many in possession of power on this planet truly do not care about or even believe in the crisis we face. It pains me that they continue to deny, suppress truth and spew out false information. To roll back policies that protect our environment and native people’s rights all while profiting off the lands and people they continue to destroy. What is happening in the Amazon, what is happening in Hawaii, is all connected. We should all be paying very close attention to the way our chosen leaders treat the planet we live on and only have one of. We should be very very aware during election season so closely upon us, but we should also be figuring out ways to be conscious of our environment and our interaction with it every day. My heart hurts for all the animals whose homes have been destroyed, for all of the indigenous peoples who have been affected by the loss of this land, for all of the unique plant life and beauty that we have just lost as a collective family on this planet. Offering up all the healing energy I can muster. ❤️🙏🏼✨

A post shared by Lauren Jauregui (@laurenjauregui) on

Luísa Sonza e Sasha Meneghel

A cantora disse estar muito triste com a situação e compartilhou uma frase do Greenpeace que diz: “Quando a última árvore estiver cortada, quando o último rio estiver poluído, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come”. Impactante, né? Sasha Meneghel postou a mesma imagem em seus Stories.

Johnny Massaro

View this post on Instagram

esse presidente – não somente a pessoa mas tudo o que representa – é o melhor exemplo do pior que podemos chegar enquanto seres humanos. é o rodapé da evolução espiritual. a foto não deixa mentir, fez-se noite durante o dia na maior cidade do país: o tal messias não trás o paraíso, mas o próprio apocalipse: seja através da permissão ao desmatamento, do gozo através de uma arma de fogo, dos cortes na educação, da censura ao cinema, do nepotismo, das infinitas mentiras, seja pela ignorância escancarada e aplaudida, pela falta de educação, sensibilidade, talento, capacidade, inteligência, elegância, humanidade… não é mais sobre quem votou em quem ou porquê, mas sobre estarmos falhando sistematicamente enquanto espécie. e se vamos conseguir superar isso antes da destruição total. a ver.

A post shared by @ johnnyomassaro on

Leonardo Di Caprio