CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Bolsonaro ridiculariza jornalistas e diz que OMS se alinhou ao pensamento dele

Nova saidinha do Palácio da Alvorada fez com que Bolsonaro se irritasse com jornalistas e colocasse a lenha na fogueira entre populares e imprensa

Por: Redação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em sua saída do Palácio do Planalto pra conversar com jornalistas e apoiadores, não mudou o hábito costumeiro de ridicularizar a imprensa. Um dos poucos chefes de estado do mundo que não entendem o papel fundamental do jornalismo em uma democracia.

A respeito da pandemia do novo coronavírus que assola o Brasil e o mundo, o presidente afirmou que a visão do “diretor-presidente” (nas palavras dele) da Organização Mundial de Saúde (OMS) mudou e começa a se assemelhar mais à visão do próprio Bolsonaro. Mas a ver é que as recomendações da OMS permanecem as mesmas: isolamento social e o máximo de higiene possível.

“Vocês viram o que o diretor-presidente da OMS falou hoje, não? Que tal eu ocupar as redes de televisão e rádio hoje à noite pra falar sobre isso? Ele disse, praticamente, em especial, os informais têm que trabalhar. Porque o que acontece, nós temos dois problemas o vírus, e o desemprego. Que não podem ser dissociados. Quando eu comecei a falar isso entraram com um processo no Tribunal Penal Internacional, me chamando de genocida. Eu, defendendo o direito de vocês levarem um prato de comida pra casa. A gente vê que ele estava um pouco constrangido, parece, mas falou a verdade. Eu achei excepcional a fala dele, e meus parabéns: a OMS se associa a Jair Bolsonaro”, disse o presidente, sendo aplaudido pelos fãs.

Após essa fala, um dos populares levantou voz e se manifestou contra a imprensa: “A gente só fica sabendo essas coisas no twitter, porque se for depender da imprensa… isso daqui são abutres, só esperando para poder ferrar com o Brasil.”

Em outro momento, um jornalista questionou sobre as orientações do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que contradizem com as atitudes de Bolsonaro. “Eu não sei o que ele falou. E ninguém se esqueça que eu sou o presidente. Vamos seguir orientação da OMS. O que o presidente da OMS falou? Que esse povo humilde fica o dia todo na rua pra levar um prato de comida à noite pra casa.”

bolsonaro
Crédito: Reprodução/FacebookBolsonaro ridiculariza jornalistas em frente a seus apoiadores

Quando terminou de falar, populares se levantaram para atacar a imprensa. “Vocês [jornalistas] ficam o tempo todo jogando os ministros contra o presidente. Só ontem, que eu fiz um vídeo no meu canal, eu mostrei isso”. Foi aí que um jornalista tentou respondê-lo, mas Bolsonaro interveio: “é ele que vai falar, não é vocês [jornalistas] não”.

Depois disso, alguns membros da imprensa começaram a se retirar, e Bolsonaro voltou a provocar, infantilmente: “Ué, vai embora? Vai abandonar o povo? É a imprensa que não gosta do povo! A imprensa que não gosta do povo”, disse.

Assista a live:


1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …