Fake news: vídeo com Hospital das Clínicas de SP vazio é falso

As imagens mostram o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Por: Redação
leitos de hospital vazios
Crédito: ReproduçãoO vídeo que mostra o hospital vazio é fake news

Por incrível que pareça, nos últimos dias, tem sido compartilhado um vídeo em que um homem afirma que o Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, não tem pacientes com covid-19 e que a pandemia do novo coronavírus não existe. No entanto, é apenas mais um exemplo de fake news compartilhadas em meio à crise.

Durante as imagens, aparece um corredor de hospital vazio. “A manipulação comunista que causa histeria e medo com o coronavírus chino. Hospital das Clínicas de São Paulo: nenhum paciente do vírus”, diz o narrador do vídeo falso.

Na verdade, o local da filmagem é o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, não o HC da USP. Segundo o hospital da capital paulista, há 299 pacientes internados em decorrência da covid-19, sendo que 167 estão na UTI, que tem 200 leitos. A instituição reiterou que reservou todo o seu instituto central para o atendimento de pacientes com a doença, um total de 900 leitos.



O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto informou que tem seis pacientes com o novo coronavírus confirmado e outros seis aguardando o resultado de exames. Além disso, pessoas com covid-19 ou suspeitos são internados na Unidade Especial de Tratamento de Doenças Infectocontagiosa, então, as imagens do corredor não registrariam essa cena.

De acordo com o hospital do interior de São Paulo, o ambulatório geral está com poucos pacientes porque, em meio à pandemia, o atendimento está restrito apenas a casos graves. Assim, cerca de 3 mil consultas médicas diárias da instituição baixaram para 500.