Governadores superam Bolsonaro em pesquisa sobre atuação contra coronavírus

Bolsonaro tem aprovação de 35% da população quando questionada sobre a gestão da pandemia. Já os governadores tem avaliação 'ótima' ou 'boa' para 54%

Diante da crise do coronavírus que se espalha por todo o Brasil, o presidente Jair Bolsonaro protagoniza um desgaste político sem precedentes.

Em meio às medidas de prevenção adotadas pelos estados, o mandatário entrou, definitivamente, em rota de colisão com os governadores. Mas quem perde com isso, aparentemente, é o próprio presidente.

É o que mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira, 23, que quis saber sobre a condução da crise do coronavírus. E neste quesito, Bolsonaro é pior avaliado que os dirigentes estaduais.

O levantamento ouviu 1.558 pessoas de 18 a 20 março, por telefone, e tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

Bolsonaro tem aprovação de 35% da população quando questionada sobre a gestão da pandemia. Já os governadores tem avaliação ‘ótima’ ou ‘boa’ para 54%. Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, também recebeu avaliação superior ao do presidente, com 55 % de aprovação.

Bolsonaro em xeque

É possível dizer que a rejeição ao presidente é reflexo de sua postura omissa ao combate da pandemia. Desde que o coronavírus se espalhou pelo país, o presidente protagonizou inúmeros episódios polêmicos nas últimas semanas. Seja minizando o risco da doença ou insistindo que haja “histeria” por parte da mídia na divulgação de notícias.

Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministros de Estado participam de videoconferência com representantes da Iniciativa Privada. – Isac Nóbrega
Créditos: Isac Nóbrega/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro e Ministros de Estado participam de videoconferência com representantes da Iniciativa Privada. – Isac Nóbrega

Semanas atrás, no início da propagação do vírus pelo país, Bolsonaro foi às redes sociais desaconselhar a realização das manifestações a seu favor.

No dia 15, entretanto, participou de ato e abraçou pessoas mesmo sob recomendação de isolamento após viagem aos EUA.

População condena atitudes

Atitudes que renderam críticas ao presidente. Quando consultados  se há “histeria” sobre o novocoronavírus, 34% concordam com Bolsonaro, 54% discordam, 3% não concordam nem discordam e 8% não tem opinião sobre o assunto

Sobre sua participação na manifestação do último dia  15, Bolsonaro foi reprovado por 68% dos conulstados, aprovado por 27%, enquanto 4% não opinaram.

E, apesar da pouca importância dada à doença pelo presidente, o levantamento da Folha mostra que a população teme o cenário de emergência sanitária causada pela pandemia. 88% crê se tratar de uma questão séria.