Indígenas relacionam destruição de florestas ao coronavírus

Dinamam Tuxá, coordenador da Associação dos Povos Indígenas do Brasil, diz que a cura da pandemia pode vir de medicamentos naturais indígenas

árvore
Crédito: Johannes Plenio/PixabayIndígenas comentaram a relação da doença com o meio ambiente

“A mesma destruição florestal que acelera as alterações climáticas pode promover também o aparecimento de doenças como o coronavírus”, defendeu um grupo de líderes indígenas numa coletiva de imprensa realizada pela internet dia 13, em Nova York (EUA), e que reuniu três líderes indígenas para debater o futuro das florestas.

“O coronavírus está dizendo ao mundo o que temos dito há milhares de anos: que se não ajudarmos a proteger a biodiversidade e a natureza, enfrentaremos essas e piores ameaças no futuro”, afirmou Levi Sucre Romero, indígena da Costa Rica, que é coordenador da Aliança Mesoamericana de Povos e Florestas.



Mina Setra, líder indígena e secretária-geral da Aliança dos Povos Indígenas do Arquipélago (AMAN), que representa 17 milhões de povos indígenas em toda a Indonésia, declarou: “É provável que um animal seja responsável por um vírus que infectou dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo com coronavírus e colocou a economia global sob pressão. Se ao menos o mundo tivesse trabalhado para fortalecer os direitos dos povos indígenas – que aprenderam a viver na natureza com biodiversidade e a proteger espécies animais e vegetais – veríamos menos epidemias como a que enfrentamos hoje”.

Confira o final desta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário ANDA

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.