CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Ministro Weintraub prova novamente que não manja nada de português

Esse não foi o primeiro erro de português do Ministro da Educação

Por: Redação

O Ministro da Educação Abraham Weintraub voltou a provar, nas redes sociais, que não manja nada de português. Isso porque ele fez uma publicação em sua conta no Twitter em que foi capaz de cometer dois erros em uma curta frase.

Tabata Amaral revela ameaças após pedir impeachment de Weintraub

weintraub
Crédito: Reprodução/TwitterMinistro da Educação, Abraham Weintraub prova novamente que não manja nada da língua portuguesa

Weintraub postou uma selfie no avião em que estava, e escreveu: “Aonde está a pompa e a liturgia do cargo? Na poltrona 16A…”.

Primeiramente ele comete um erro ao usar o advérbio “aonde”, que só deveria ser utilizado caso o verbo seguinte exigisse a preposição “a”, o que não é o caso. O verbo “estar” não rege preposição. Então, o correto seria ter escrito “onde”.

O segundo erro acontece com a concordância do verbo “estar”. O ministro se refere a dois elementos, “pompa” e “liturgia do cargo”, portanto, o correto seria o uso do verbo “estão”.

Esse não foi o primeiro erro…

Weintraub tem uma tradição quando o assunto é língua portuguesa. Nosso Ministro da Educação não parece dominar muito bem algumas regras básicas, e vira e mexe comete erros grosseiros nas redes sociais.

Ele já chegou a escrever “imprecionante“, com “c” mesmo, não utilizou hífen na palavra “pós-doutorados“, escreveu “paralização” com “z”, e trocou a palavra asseclas, que significa correligionários, por acepipes, que são aperitivos ou petiscos.

Não está fácil!

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.