Mulher responsável por foto de buraco negro recebe ataque sexista

Publicações dizem que ela está recebendo os créditos que deveriam ser de um homem

Por: Redação | Comunicar erro

Katie Bouman, a cientista responsável por liderar uma equipe de 200 pesquisadores que capturou a primeira fotografia de um buraco negro, tem sido vítima de um ataque sexista nas redes sociais.

Após ganhar os holofotes na última semana, com a publicação do feito, surgiu uma versão diferente da história acusando Bouman de  levar os créditos do trabalho de um homem.

As mensagens ofensivas diziam que Andrew Chael, outro cientista, foi o responsável pelo código que possibilitou a imagem, e que ele, sim, deveria estar sendo reconhecido.

Andrew, por sua vez, ao saber dos ataques, usou sua conta no Twitter para desmentir essa informação: “Então, aparentemente, algumas pessoas (espero que poucas) estão usando o fato de que eu sou o desenvolvedor primário da biblioteca de software que ajudou a criar a imagem do buraco negro para fazer ataques terríveis e sexistas à minha colega e amiga Katie Bouman. Parem”, pediu ele.

Até mesmo o YouTube protagonizou a polêmica envolvendo o feito de Bouman, ao impulsionar um vídeo sexista que tirava os créditos da engenheira. O vídeo foi cadastrado com o seguinte título: “A mulher faz 6% do trabalho, mas obtém 100% do crédito” (na tradução literal).

Compartilhe:

1 / 8
1
20:44
São Paulo, capital da Cultura | Entrevista por Catraca Livre
Atuando como Secretário Municipal de Cultura em São Paulo desde janeiro desse ano, Alê Youssef ainda está no começo da …
2
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
3
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …