Trump barra entrada de brasileiros nos EUA por causa do coronavírus
A medida vale a partir do dia 29; Brasil é o 2º país do mundo em número de casos de covid-19
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu neste domingo, 24, proibir a entrada de brasileiros no país por causa do novo coronavírus. A medida vale a partir da próxima sexta-feira, 29.
A decisão de Trump ocorre dois dias após o Brasil se tornar no segundo país do mundo em número de casos da covid-19, atrás apenas dos EUA.
A medida, segundo a Casa Branca, tem o objetivo de proteger a população americana da pandemia do novo coronavírus.
“Hoje o presidente tomou a ação decisiva para proteger nosso país, ao suspender a entrada de estrangeiros que estiveram no país (Brasil) durante um período de 14 dias antes de buscar a admissão nos Estados Unidos”, diz o comunicado da Casa Branca.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- 4 dicas essenciais para um bom home office
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 coisas para fazer quando a ansiedade bater
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Os EUA já tinham proibido a entrada de pessoas provenientes da China (excluindo Hong Kong e Macau), Irã, países europeus membros da zona Schengen, Reino Unido e Irlanda devido à pandemia de coronavírus.
O decreto não atinge pessoas que residem nos Estados Unidos ou são casadas com um cidadão americano. Filhos ou irmãos de americanos também não serão afetados, desde que tenham menos de 21 anos.
Membros de tripulações de companhias aéreas ou pessoas que ingressem no país a convite do governo americano também estão fora da proibição.
Os voos entre Brasil e EUA estão reduzidos por causa da pandemia. Atualmente são apenas nove voos por semana entre os dois países — todos saindo de São Paulo.