Participante do MasterChef defende fim do desperdício de alimentos; veja 3 sugestões

Reprodução/Band
O candidato Lee, do MasterChef Brasil, prepara sua sopa para os jurados

A terceira edição do programa MasterChef Brasil (Band), que começou na semana passada, já tem um queridinho: o participante Lee. O médico de 56 anos, descendente de japoneses e filho de uma engenheira química, fez para os jurados uma sopa de nabo com camarões flambados e brotos de chuchu.

Reprodução/Band
Sopa de nabo com camarões flambados e brotos de chuchu

Mas o que mais chamou a atenção do público nas redes sociais foi o discurso dele, que sonha em criar um laboratório focado na preparação de sobras de alimentos para reduzir o desperdício de comida. “Quero que as pessoas gastem R$ 100 no supermercado e renda R$ 300”, disse o candidato. Lee não só foi aprovado, como levou a jurada Paola Carosella às lágrimas.

A ideia do participante é ótima e a discussão chega em uma boa hora, levando em consideração que os preços das verduras e dos legumes estão cada vez mais altos. Você não precisa esperar o participante colocar o projeto em prática e pode começar a evitar o desperdício na sua casa. Usar a criatividade é essencial e pode render receitas inusitadas e gostosas. Veja 3 ideias e inspire-se:

Talos fritinhos

Ingredientes:

1 xícara de talos bem lavados, cozidos e picados

2 xícaras de farinha de trigo

2 ovos

Óleo para fritar

Sal a gosto

Modo de preparo:

Bata os talos no liquidificador e passe a massa por uma peneira. Abra a massa e corte-a em rodelas com a ajuda de um copo. Recheie a gosto. Dica: você pode usar talos de beterraba e brócolis. Depois, feche a massa com outra rodela, apertando as pontas até fechar. Frite em óleo quente e está pronto!

Crepe de folhas de couve-flor

iStock/VvoeVale
Você pode aproveitar as folhas da couve-flor para fazer crepes deliciosos

Ingredientes:

Crepe

200 g de carne moída

2 dentes de alho

1 colher de sopa de cebola

2 colheres de sopa de óleo

4 folhas de couve-flor

2 fatias de muçarela

2 colheres de sopa de salsa

Sal a gosto

Molho

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de cebola

3 colheres de sopa de óleo

2 xícaras de tomate picado

1 xícara de água morna

Sal a gosto

Modo de preparo:

Para fazer o molho, doure o alho e a cebola no óleo em uma panela, acrescente o tomate e refogue. Depois, retire do fogo, bata no liquidificador, acrescente a água morna, coe e leve ao fogo para ferver. Tempere com sal a gosto e deixe reduzir. Reserve. Para fazer os crepes, tempere a carne moída com cebola, alho e sal, e misture. Divida a massa de carne em quatro porções, modele quatro hambúrgueres e grelhe com duas colheres de óleo. Reserve. Coloque as folhas de couve-flor para ferver, uma a uma, em água e sal. Corte os talos, recheie cada folha com um hambúrguer e meia fatia de muçarela. Dobre a folha como um envelope, cubra com o molho de tomate e leva ao forno aquecido por 20 minutos. Salpique a salsa por cima e está pronto para servir!

Bife de casca de banana

Ingredientes:

Cascas de 6 bananas maduras

3 dentes de alho

1 xícara de farinha de rosca

1 xícara de farinha de trigo

Dois ovos

Óleo para fritar

Sal a gosto

Modo de preparo:

Lave as casas de banana e corte as pontas. Retire-as das frutas com cuidado para não parti-las, e arrume-as no formato de bifes. Amasse o alho com o sal e use essa mistura para temperar os “bifes”. Reserve. Você vai empanar as cascas como se fosse um bife à milanesa. Passe-as primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos batidos, e por último na farinha de rosca. Frite as cascas em óleo bem quente até dourar dos dois lados. Sirva quente!

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …