Como fazer uma redação nota mil no Enem

Uma das competências exigidas pelo exame é que o estudante saiba formar uma opinião e argumentar para defendê-la

Por: SEB (Sistema Educacional Brasileiro)

A prova de redação é um desafio importante para os estudantes que prestam o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre os 3,9 milhões de candidatos que fizeram a prova em 2019, por exemplo, apenas 53 pessoas tiraram a nota máxima.

Não zerar a redação ainda é requisito para a conquista de diversos benefícios dali para frente, como o Sisu, ProUni ou Fies. Isso sem falar que a capacidade de saber se expressar bem pela escrita será cobrada durante toda a carreira do futuro universitário, independentemente da área escolhida.

Crédito: IStock/BrianAJacksonDicas para se dar bem na redação do Enem

Com tantos motivos para se preparar com o máximo de cuidado para essa prova, só resta agora ficar de olho nas dicas do SEB (Sistema Educacional Brasileiro) para se sair muito bem e leve à habilidade da escrita para a vida toda! Então vamos conferir?

Refletir sobre o que lê

Não é novidade para ninguém que a leitura é essencial para melhorar a escrita, não é mesmo? De fato, quanto mais se lê, mais vocabulário, articulação e familiaridade com a norma padrão da gramática se adquire. Além disso, conhecer pontos de vista diferentes por meio de livros, notícias, artigos e até blogs é essencial para desenvolver outra habilidade fundamental para se dar bem na prova de redação do Enem: o senso crítico.

Uma das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio é que o estudante saiba formar uma opinião e argumentar para defendê-la. Sendo assim, deixar-se levar pelo pensamento predominante, seja na mídia ou mesmo entre os amigos, provavelmente não será suficiente. Para conquistar uma nota campeã na redação, será preciso refletir e construir um raciocínio que vá além da média, conjugando diferentes perspectivas a respeito do tema para eventualmente chegar a uma conclusão que supere as expectativas.

Levando tudo isso em conta, além de ficar por dentro das atualidades do país e do mundo, é interessante consultar diferentes fontes, debater com pessoas diferentes e estar sempre aberto a pontos de vista que (ainda que distintos e, inclusive, discordantes) ajudem a evoluir ideias e argumentos.seb

Praticar bastante

Independentemente do nível, quando o assunto é redação, para se aproximar da nota total é preciso treinar muito. Dentro do formato dissertativo-argumentativo exigido no Enem, dá para praticar escrevendo sobre os temas dos últimos exames, sobre assuntos em alta na mídia ou mesmo sobre tópicos de interesse pessoal, como uma teoria a respeito de um seriado ou a crítica a um livro.

Depois, é primordial contar com o feedback de um adulto (de preferência, um professor) para entender o que pode ser melhorado e o que deve ser aproveitado nos textos futuros. Dessa maneira, o estudante pode ir se acostumando com o gênero textual cobrado na prova, aprendendo com seus próprios erros e, ainda, aumentando sua capacidade de escrever melhor e em menos tempo.

Aprender a gerenciar o tempo

Por falar em tempo, esse é outro aspecto importantíssimo da prova de redação do Enem. Isso porque, na hora do exame, você terá que dividir as 5 horas e meia disponíveis no segundo dia do teste entre 90 questões objetivas de Linguagens e Matemática com a escrita da redação. Nesse caso, administrar bem o tempo é imprescindível.

Curtiu? Continue lendo no blog Novos Alunos para saber mais dicas de como alcançar a nota máxima na redação do Enem. 


Imagem Carnaval Sem Assedio
1
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no Sesu
Crise na Educação: o Enem, o Sisu e a demissão inesperada no SesuAs últimas semanas foram carregadas de incertezas e …
2
Enem: após confusão, MEC corrige notas e libera inscrição no Sisu
O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, publicou um vídeo em sua conta no Twitter com novas explicações para as inconsistências …
3
Baixa na Educação: MEC decide tirar TV Escola do ar
O Ministério da Educação (MEC) decidiu não renovar o contrato com a TV Escola, canal educativo com 25 anos de …
4
48:28
ENEM! Aulão de história na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
5
59:42
ENEM! Aulão de português na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
6
47:47
ENEM! Aulão de matemática na Catraca
Em ritmo de Enem, a Catraca Live, em parceria com a SAS plataforma de Educação, realizou uma série de Lives …
7
04:21
Weintraub usa o MEC para tentar tirar verbete da Wikipédia do ar
Uma matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou o peso …
8
01:46
Os erros de português mais absurdos do governo Bolsonaro
A língua portuguesa não é bem o forte da gestão Bolsonaro. Vários nomes importantes do governo já escorregaram no idioma …