Últimas notícias:

Loading...

Fluência em inglês aumenta o salário em até 52%

Especialista em carreiras dá dicas de como se preparar para se candidatar a vagas de empresas estrangeiras morando no Brasil

Por: Redação

A falta de mão de obra especializada é um problema de dimensão maior do que se imagina. Empresas no mundo inteiro buscam por talentos em suas equipes, mas se deparam com muitas pessoas que não possuem as qualificações desejadas, como não saber falar inglês.

Uma pesquisa realizada pelo British Council (instituição pública do Reino Unido), em parceria com o Instituto de Pesquisa Data Popular, apontou que apenas 5% da população brasileira fala inglês — sendo que apenas 1% dessas pessoas é fluente. Ou seja, em um país de dimensões continentais, com cerca de 210 milhões de habitantes, há apenas, aproximadamente, 105 mil pessoas capacitadas de modo completo para se comunicarem em Inglês.

Fluência em inglês aumenta o salário em até 52%
Crédito: Unsplash/Minds Idiomas Fluência em inglês aumenta o salário em até 52%

“No mundo globalizado, é cada vez mais importante falar inglês, seja no ambiente pessoal ou profissional. A língua anglófona deixa de ser um diferencial no mercado de trabalho e passa a ser um requisito básico, sobretudo para quem mora no Brasil e tem interesse em trabalhar em empresas estrangeiras, ganhando em uma moeda mais forte”, explica Augusto Jimenez, especialista em carreiras e diretor da Minds Idiomas.

Principalmente para quem é adulto, estudar inglês em uma escola com metodologia voltada para a faixa etária é fundamental para um progresso rápido e consistente. Augusto explica que na Minds, o aluno precisa, primeiro, se comunicar, onde começa a falar em inglês, como os bebês. Ler e escrever são domínios secundários, e, por último, vem o domínio das regras gramaticais, assim como o qualquer indivíduo aprende a sua língua materna.

A Minds Idiomas possui o curso completo, do básico ao avançado, em apenas 18 meses.

Pedimos para o especialista em carreiras compartilhar três dicas de como se preparar para vagas internacionais:

Domine o inglês

O domínio do idioma, além de abrir caminhos no mercado de trabalho de outros países, aumenta as chances de trabalho em multinacionais, mais oportunidades de intercâmbio de forma imersiva, agregando, assim, uma capacitação internacional no currículo, maior estabilidade profissional e aumento do salário. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, ter fluência em inglês pode aumentar o salário em até 52%.

Saiba todos os requisitos da vaga

Diante da infinidade de empresas estrangeiras com oportunidade de trabalho para brasileiros, é primordial que se saiba, antes de enviar o currículo, todas as especificações da vaga para garantir que esteja legalmente qualificado e habilitado para ela. É possível entrar em contato com o recrutador, caso as informações não estejam especificadas na descrição da vaga, e tirar suas dúvidas.

Planeje-se para receber o salário

Algumas empresas solicitam aos seus colaboradores estrangeiros a abertura de uma conta que possua operações de câmbio. Ela pode ser aberta em uma corretora de valores ou até mesmo em um banco. Outras empresas preferem que preste o serviço como pessoa jurídica, como Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo, e não como pessoa física. É importante se atentar às normas exigidas e buscar se adequar o quanto antes. Vale ressaltar que esta realidade varia de empresa para empresa e que nem todas exigem a alteração de pessoa física para jurídica.

Compartilhe:

Tags: #Currículo
?>