Após pressão de Anitta, Google muda definição de patroa nas buscas

"Proprietária ou chefe de estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados", diz a nova definição

Ouça este conteúdo

Nesta quinta-feira, 17, Anitta usou seu perfil do Instagram para comemorar a mudança da definição de “patroa” no dicionário do Google. O fim do significado machista com a troca pelo real sentido da palavra.

Crédito: Reprodução/InstagramApós pressão de Anitta, Google muda definição de patroa nas buscas

Desde que vazaram conversas privadas de Anitta se auto-denominando como “patroa”, a palavra ganhou um significado diferente para as pessoas que seguem a cantora. “É a patroa” viralizou por todas a redes deste Brasil, tornando-se um bordão para denominar mulheres bem sucedidas.

Mas até agora, “patroa” estava com uma explicação bem machista no Google. Enquanto o homem era descrito como “proprietário ou chefe“, a mulher é descrita como “mulher do patrão” e “dona de casa”.

Após a Catraca Livre publicar um artigo intitulado: Google precisa mudar urgentemente sua definição de ‘patrão’ e ‘patroa’, em que apontamos o problema de uma interpretação machista sobre a palavra e demonstramos o quanto o significado atribuído ao termo pelo Google era irreal, Anitta também percebeu a questão ao fazer uma busca.

A intérprete de “Vai Malandra” ficou furiosa e reclamou, na semana passada. “Mano, que po*** é essa! Vá pra ponte que te pariu, patroa é o feminino, é a mesma coisa que patrão, dona e proprietária do que eu quiser. Eu não to acreditando que isso está no nosso dicionário, gente! Eu não estou acreditando”, afirmou Anitta.

Após as publicações de Anitta nas redes sociais, o Google mudou a definição de patroa em sua ferramenta de buscas. “Proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora; a chefe de uma repartição pública”, diz a nova definição.

“Feito”, escreveu a cantora ao mostrar um print com a mudança.

Posicionamento Google

Em comunicado oficial enviado à Catraca Livre, a assessoria de imprensa do Google Brasil se manifestou sobre o caso.

“Nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. No caso dos significados das palavras “patroa” e “mulher-solteira”, a Oxford Languages, nossa parceira que trabalha com uma das editoras mais tradicionais de dicionários do Brasil, determinou que ambas definições não refletem mais o uso moderno da língua portuguesa falada pelos brasileiros e não são usadas o suficiente para para serem incluídas nos resultados de significados. As definições foram atualizadas pela Oxford Languages e as mudanças já estão refletidas nos resultados de dicionário exibidos na Busca”, disse Google em nota oficial.