Por regras da covid-19, MasterChef foca em comida caseira e participação de famosos
Reality show gastronômico estreia dia 14 de julho baseado em normas do distanciamento social
Na manhã desta terça-feira, 7, o MasterChef Brasil, da Band, realizou uma coletiva de imprensa online para contar as novidades da temporada do reality show gastronômico, cumprindo todo o regulamento do isolamento social, devido à pandemia de coronavírus.
Os jurados já conhecidos do público, Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin, e a apresentadora, Ana Paula Padrão, contaram que cada edição do programa terá um vencedor, para que os participantes fiquem o menor tempo possível dentro da emissora, e as receitas serão mais acessíveis para o público que curte comida caseira.
Além disso, o vencedor da semana ganhará um troféu, diversos prêmios dos patrocinadores, e cada um deles terá de escolher uma instituição de caridade para doar uma quantia em dinheiro. À Catraca Livre, Ana Paula detalhou como funcionará a nova dinâmica.
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“A gente não vai ter um supercampeão, vai ser um campeão por episódio. Trabalhando oito [candidatos] por vez, o participante vai ficar menos tempo no estúdio. Isso muda um pouco a dinâmica, porque quem estava acostumado a estudar o MasterChef pela dinâmica do jogo, não vai ter tempo de conhecer aquele candidato. Quem vai cozinhar também não vai ter tempo de estudar uma estratégia com o amigo, pois não teremos provas em equipe, nem mezanino. Dentro do estúdio, eu não vou mais ao mercado. Os participantes vão se dividir entre quatro dentro do mercado por vez. Igual a gente faz em casa, porque agora a gente também não vai ao mercado como ia antes”, contou.
A apresentadora disse ainda que, apesar de ter sentido insegurança no começo das gravações, achando que o novo formato não iria atrair a atenção do público, que ama escolher um favorito no jogo, essa percepção mudou rapidamente.
“Eu acho que o jogo ficou mais emocionante, porque ele é mais rápido, então, as pessoas mostram a sua personalidade mais rápido também – elas têm menos tempo para mostrar quem realmente são. E a gente estipula torcidas mais rápido também […] A gente vai entrando no clima da pessoa. [E o que acontecia antes, mas que agora não vai acontecer mais] Os participantes guardavam suas cartas na manga para se revelar somente na reta final do programa. Agora não, elas já chegam para o tudo ou nada”, completou.
Outra novidade é que o MasterChef terá a participação de diversos famosos, que já se mostraram fãs do programa em outras edições. Por meio de vídeos e conversas online, os participantes terão acesso a pedidos de Ivete Sangalo, Thiaguinho, Tirulipa, Amado Batista, Péricles, Joelma, Pabllo, Elba Ramalho, Nando Reis, Leo Santana, entre outros.
Já com cinco episódios gravados, o reality show passou por mudanças também no processo de seleção dos candidatos. Marisa Mestiço, diretora do programa, disse que as escolhas foram feitas via internet.
“A pandemia veio num momento em que já tínhamos uma pré-produção e tivemos que rever o que ia acontecer. Da adaptação, nós criamos uma comissão multidisciplinar e fizemos adaptações de segurança. Mas o formato eu já queria mais popular, com comida caseira. A seleção já havia começado, com testes presenciais. Quando veio a pandemia, a gente passou a fazer só online, coisa que a gente já fazia com algumas pessoas, mas que agora foi com todos”, explicou.
Além disso, Marisa pontuou que os candidatos terão o desafio de preparar três pratos completamente iguais para cada um dos jurados, já que agora eles não poderão comer no mesmo prato. Além disso, foram criados kits com talheres individuais, e a ida dos avaliadores à bancada dos candidatos será feita respeitando o limite de distanciamento.
O MasterChef Brasil estreia dia 14 de julho, às 22h45.