Últimas notícias:

Loading...

Sonza escancara misoginia ao buscar significado de ‘mulher solteira’ no Google

Anitta havia feito pesquisa sobre o significado de "patroa" no dicionário e também se surpreendeu

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Luísa Sonza publicou um story no Instagram neste sábado, 12, exibindo um print da busca no Google sobre o significado de “mulher solteira”. Para esse dicionário, mulher solteira é equivalente a prostituta, meretriz, e ainda segue com as “semelhantes”: cortesã, piranha, puta, quenga, rameira.

Crédito: Reprodução/GoogleMulher solteira segundo o Google o Brasil

“Mulher solteira segundo o Google o Brasil”, escreveu a cantora.

Esse episódio é mais uma constatação da misoginia arraigada na linguagem. “Que ainda não se casou” é o que surge na busca para a definição de “homem solteiro”.

Crédito: Reprodução/GoogleHomem solteiro segundo o Google

Posicionamento do Google

Em pronunciamento oficial enviado a Catraca Livre, o Google disse quando pessoas buscam definições de palavras no sistema de busca deles, elas querem algo mais rápido possível e que apesar de não editarem conteúdo de parceiros, a Oxford Languages, já foi sinalizada.

“Quando as pessoas pesquisam por definições de palavras na Busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida e de fontes confiáveis. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros e especialistas em idiomas, neste caso da Oxford Languages. Embora não editemos ou removamos as definições fornecidas pelos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando na revisão da definição neste momento”, disse o Google em nota oficial.

Caso Anitta

Na última quinta-feira, 10, Anitta ficou furiosa ao descobrir como “patroa” é mostrado no site do maior buscador do mundo, o Google. “Mano, que po*** é essa! Vá pra ponte que te pariu, patroa é o feminino, é a mesma coisa que patrão, dona e proprietária do que eu quiser. Eu não to acreditando que isso está no nosso dicionário, gente! Eu não estou acreditando”, reclamou.

Ao buscar pela palavra “patrão” no Google, surge a seguinte explicação: “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador”. Quando a busca é por “patroa”, a definição é: “a mulher do patrão” e “dona de casa”.

Compartilhe: