Você sabe o que é detox facial? Aprenda como fazer em casa

Aprenda ainda como fazer uma drenagem linfática facial

Nessa rotina maluca em que estamos inseridos, a má alimentação e o contato com a poluição mantém nosso corpo refém de uma série de toxinas. Naturalmente, o organismo dá conta de eliminá-las, mas algumas práticas aceleram e facilitam esse processo, como é o caso do detox facial.

Quem é fã de dietas balanceadas ou segue uma rotina mais saudável já conhece os famosos sucos detox, que prometem uma limpeza do organismo e um melhor funcionamento do corpo. Nossa pele, sendo assim, também deve ganhar destaque na hora da desintoxicação, já que é a mais afetada pelas sujeiras que nos atingem diariamente.

O detox facial, assim como os sucos, dá conta de promover a eliminação de toxinas, promovendo uma nutrição mais intensa, o que a difere da limpeza de pele caseira.

Se você sofre com espinhas, cravos e excesso de manchas ou vive com a pele sensível e envelhecida, apostar no detox facial pode ser uma mão na roda na hora de manter o rosto com um aspecto saudável e bem cuidado.

O uso de maquiagens, cremes e protetores solares de baixa qualidade, uma alimentação pobre em nutrientes ou ainda o consumo de tabaco e o contato com fumaças aumenta o acúmulo de resíduos na derme, assim como dificulta a eliminação dos mesmos feita naturalmente pelo corpo.

Mulher fazendo detox facial
Crédito: iStock | aywan88Para garantir melhores resultados do detox, invista em na drenagem linfática facial

Antes de usar o detox facial, é muito importante fazer a evacuação dos linfonodos, para auxiliar o fluxo sanguíneo e linfático e, assim favorecer a nutrição celular e tecidual.

O evacuamento do líquido concentrado nas células reduz os inchaços do rosto, mantém a elasticidade, ativa o sistema imunológico e ainda acelera a eliminação de toxinas presentes nesse fluido.

Para aprender a fazer a drenagem linfática facial, confira o tutorial da esteticista Patrícia Elias, que explica o passo a passo do processo:

Feita a evacuação dos linfonodos para melhorar os resultados do detox facial, chegou a hora de colocar a mão na massa e preparar a receita.

Para começar, mergulhe um saquinho de chá verde em 30ml de água quente e aguarde alguns minutos até a efusão ser completa. O líquido será usado para promover a hidratação da pele, pois conta com muitos minerais e vitaminas.

Em um processador/triturador elétrico, coloque o chá e inclua alguns pedacinhos de gengibre, que tem ação anti inflamatória, desintoxicante e ainda combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Adicione 1/4 de uma maçã sem casca, que tem funções muito semelhantes às dos outros ingredientes e ainda ajuda na limpeza dos poros, prevenindo a acne.

Para estimular a recuperação da pele por meio da renovação celular, o último item a ser incluído é o pepino, que tem propriedades clareadoras e hidratantes. Incorpore uma rodela de aproximadamente 2 ou 3 centímetros e processe toda a mistura.

Com chá verde, gengibre, maçã e pepino, seu detox facial está pronto!

Com uma peneira, coe a receita e, antes de aplicá-la, lave muito bem o rosto com um sabonete apropriado ao seu tipo de pele e passe uma camada de soro fisiológico para tonificá-la.

De preferência no período da noite, passe o detox com a ajuda de um algodão no rosto, pescoço e colo.

O mais legal dessa receita é que você pode aproveitar toda a sua noite de sono com a mistura na pele, sem a necessidade de removê-la tão prontamente.

Ao acordar, lave o rosto normalmente e aplique um hidratante de sua preferência. O detox facial pode ser feito uma vez por semana, associado a outros produtos ou métodos caseiros de cuidados da pele.


Compartilhe: