Créditos: Srisakorn/istock

Espremer espinha nunca é a melhor solução

Quem tem pele oleosa sabe que contornar a acne e as manchas deixadas por ela no rosto não é algo fácil e, muitas vezes, requer inúmeras tentativas. Alguns remédios receitados para essa finalidade acabam gerando efeitos colaterais indesejados e, por isso, algumas pessoas acabam recorrendo a tratamentos mais naturais.

O site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, listou algumas receitas caseiras que podem ser eficazes para o problema. No entanto, a dermatologista Paula Sanchez alerta que elas são baseadas no conhecimento popular e que não há estudo científico que comprove isso.

Para quem estiver disposto a testar, confira algumas:

1. Óleo de coco

O óleo de coco, além de ser um potente hidratante, tem uma propriedade interessante para quem busca um tratamento caseiro para espinhas. "Ele é anti-dihidrotestosterona, uma variação do hormônios testosterona que é uma grande causadora de acne", explica a dermatologista Michele Haikal. Com isso, ele ajuda a reduzir as espinhas, além de ser interessante no tratamento de suas manchas também.

2. Aloe vera (babosa)

A babosa (cujo nome cientifício é Aloe vera) é bastante interessante como tratamento caseiro para marcas e cicatrizes mais leves de acne. "Ela possui propriedades calmantes e cicatrizantes e pode auxiliar na regeneração da pele, mas não agirá em cicatrizes mais profundas", considera Paula Sanchez.

3. Cebola e vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um produto bastante interessante para reduzir a oleosidade da pele, algo bastante comum em quem tem espinhas. Aliado à cebola, que é antibacteriana, esse pode ser um tratamento eficaz para reduzir as espinhas.

"Além disso, alguns postulam que o vinagre de maçã tem ação clareadora, melhorando as marcas", salienta Paula

4. Chá verde

O chá verde não serve só para beber, pode ser também um tratamento caseiro para espinhas. "Por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ele pode ajudar a secá-las", ensina Paula.

Para tanto, basta preparar o chá normalmente e usá-lo embebido em um algodão diretamente na pele, para que faça efeito.

Continue lendo a matéria aqui e descubra mais quatro receitas naturais.

Veja também:

Gêmeas curam acne severa apenas com mudança na alimentação