Aprenda a fazer bolinho vegano com sobras de leguminosas

Bolinho pode ser feito à base de lentilhas ou de qualquer outra leguminosa, como feijão, ervilha ou grão-de-bico

Por: Nicole Khouri

Sabe aquelas sobras de feijão e outras leguminosas como grão-de-bico, lentilha, ervilha e outros alimentos do tipo? Elas podem ser uma excelente base para bolinhos deliciosos e, claro, veganos!

O princípio do bolinho vegano é criar uma massa consistente, que não precise de ovos ou derivados animais em sua composição. Para isso, é preciso encontrar o equilíbrio entre a umidade das leguminosas utilizadas e a farinha escolhida para complementar a massa.

Para o recheio, diversas possibilidades de combinações, texturas e sabores. Use a criatividade!

Nessa receita, usei a lentilha como base e recheei com cogumelos inteiros. Vamos ao passo a passo?

Bolinho vegano de lentilha recheado com cogumelos

Bolinho de lentilha no bowl
Bolinho de lentilha vegano

Ingredientes da massa:

  • 3 xícaras de lentilha cozida (usei ela ainda morna e tirei bem a água);
  • 1 colher de sopa de cebola em pó ou 1/2 cebola ralada;
  • 2 dentes de alho amassados com cheiro verde (a gosto);
  • 1 colher de sopa de azeite de óleo vegetal;
  • 1/2 xícara de farinha de arroz ou outra farinha de sua preferência;
  • Sal a gosto
  • Pimenta a gosto

Ingredientes do recheio:

  • 15 unidades de cogumelos paris (in natura ou em conserva) pequenos;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Ingredientes para empanar:

  • 1 xícara de aveia em flocos finos;
  • 1/2 colher de sopa de páprica defumada;
  • 1/2 colher de sopa de cúrcuma em pó;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta a gosto.

Preparo

  • Em uma panela, doure os cogumelos inteiros no azeite, temperando com sal e pimenta. Deixe dourar até que estejam bem sequinhos. Leve à geladeira enquanto faz a massa;
  • Misture todos os ingredientes da massa colocando a farinha aos poucos e mexendo com as mãos. Se ficar muito seca, adicione mais azeite ou óleo, lembrando de provar para acertar o sal;
  • Agora, faça bolinhas com as mãos e coloque os cogumelos na massa, moldando até que fique bem redondinho;
  • Pegue as bolinhas e passe na mistura para empanar;
  • Unte uma assadeira com azeite ou óleo vegetal, disponha os bolinhos e leve para assar em forno 180cº pré aquecido;
  • Deixe por 20 minutos, vire e deixe por mais 10 minutos.

Prontinho, agora é só servir com o molho de sua preferência. Minha dica é combinar com molhos que tenham alguma acidez, como um chimichurri, vinagrete e outros. Um limãozinho também vai muito bem!

Se você gostou dessa receita ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário e confira também as minhas outras receitas aqui na Catraca Livre ou no meu Instagram @comidadegente_

View this post on Instagram

Aqui gostamos de aproveitar as sobras pra fazer mais comida gostosa. Por isso, a receita de hoje é bolinho de lentilha recheado com cogumelos, mas você pode usar a criatividade pra fazer com diferentes recheios e combinações de massa. Segue a receita dos que fizemos em casa: . Ingredientes da massa: . 3 xícaras de lentilha cozida (usei ela ainda morna e tirei bem a água); 1 colher de sopa de cebola em pó ou 1/2 cebola ralada; 2 dentes de alho amassados com cheiro verde (a gosto); 1 colher de sopa de azeite ou óleo vegetal; 1/2 xícara de farinha de arroz ou outra farinha de sua preferência; Sal a gosto Pimenta a gosto. . Ingredientes do recheio: . 15 unidades de cogumelos paris ou Porto belo (usamos @cogumelosloman); 1 colher de sopa de azeite; Sal a gosto; Pimenta a gosto. . Ingredientes para empanar: . 1 xícara de aveia em flocos finos; 1/2 colher de sopa de páprica defumada; 1/2 colher de sopa de cúrcuma em pó; Sal a gosto; Pimenta a gosto. . Preparo . Em uma panela, doure os cogumelos inteiros no azeite, temperando com sal e pimenta. Deixe dourar até que estejam bem sequinhos. Leve à geladeira enquanto faz a massa; Misture todos os ingredientes da massa colocando a farinha aos poucos e mexendo com as mãos. Se ficar muito seca, adicione mais azeite ou óleo, lembrando de provar para acertar o sal; Agora, faça bolinhas com as mãos e coloque os cogumelos na massa, moldando até que fique bem redondinho; Pegue as bolinhas e passe na mistura para empanar; Unte uma assadeira com azeite ou óleo vegetal, disponha os bolinhos e leve para assar em forno 180cº pré aquecido; Deixe por 20 minutos, vire e deixe por mais 10 minutos. Prontinho, agora é só servir com o molho de sua preferência. Minha dica é combinar com molhos que tenham alguma acidez, como um chimichurri, vinagrete e outros. Um limãozinho também vai muito bem! #vegan #veganismo #vegetariana #vegana #comidadegente #bolinhocomidadegente

A post shared by Nicole Khouri (@comidadegente_) on

Texto escrito por Nicole Khouri, do Comida de Gente.

Por: Nicole Khouri

Vegana viciada em homus. Uma comunicóloga social por formação, culinarista e criadora de conteúdo no Comida de Gente por paixão. Entendo a cozinha como local de fala onde posso levar o veganismo para as pessoas do meu jeito preferido: cozinhando e compartilhando experiências em torno da mesa.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário comidadegente da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
01:30
Muito fácil, pudim de caneca no microondas
Aprenda como fazer um pudim na caneca com poucos ingredientes
2
03:15
4 receitas fáceis de drinks com vinho espumante
Torne seu dia a dia mais elegante e aprenda a fazer 4 drinks diferentes e simples com vinho espumante
3
01:35
Chácara Turma da Mônica
4
01:31
Merengue de morango