Últimas notícias:

Loading...

Bechamel perfeito: as melhores dicas e receitas de molho branco

Esse é um dos molhos mais versáteis da gastronomia; confira a técnica para engrossá-lo e faça maravilhas com ele

O molho branco bechamel é um dos mais básicos porém mais requisitados da gastronomia mundial.

Em geral, envolve algumas técnicas específicas de preparo para cada tipo de ocasião. Desde o mais simples ao mais sofisticado, a base é sempre a mesma, então, é essa que você precisa dominar, e esse conteúdo chega para te ajudar nisso.

Boa leitura!

molho branco bechamel
Crédito: JonGorr/istock Aprenda a fazer molho bechamel

Engrossando o molho

O molho branco simples realmente não tem muito segredo e provavelmente com poucas repetições do seu preparo você já pega o jeito de fazer. Mas, dependendo do prato, pode ser necessário mudar a espessura dele e aí é onde as técnicas são necessárias.

A mais famosa delas é uma que vem da França, o famoso roux. Nada mais é que um espessante que leva manteiga e farinha de trigo. O truque está na proporção e no ponto de cocção, que tem que ser bem preciso para funcionar.

Outra técnica menos rebuscada é a redução, que simplesmente é deixar o molho cozinhando para evaporar o líquido e assim ficar mais cremoso.

Mas lembre-se: a redução é feita sempre em fogo baixo e mexendo de vez em quando para não queimar seu molho branco, pois aí desanda e não tem roux que salve esse desastre.

Receita de molho branco para lasanha

Agora é hora de pôr os conhecimentos à prova provas e fazer esse molho branco bem simples, mas quando utilizado numa lasanha fica espetacular.

Vamos ao passo a passo:

Ingredientes:

  • Manteiga 2 colheres (sopa)
  • Farinha de trigo 2 colheres (sopa)
  • Leite 2 copos
  • Noz-moscada a gosto
  • Azeite de oliva 1/2 xícara (chá)
  • Caldo de Legumes 1 envelope

Como fazer molho branco para lasanha

Derreta a manteiga em uma frigideira junto com o azeite. Desligue o fogo, coloque a farinha e mexa bastante até formar um mingau. Ligue o fogo novamente e acrescente o leite sem parar de mexer. Adicione a noz moscada.

Quando estiver na consistência desejada, desligue o fogo e sirva.

Ao cozinhar a massa da lasanha no forno, enquanto gratina, utilize um copo de leite a mais sem alterar as outras quantidades, isso vai dar ainda mais cremosidade.

Você pode também colocar um pouco de alho e cebola para temperar a manteiga enquanto derrete.

Mais receitas:

Lasanha de Frango ao Molho Branco
Molho Branco com Creme de Leite
Lasanha ao Molho Branco
Molho Branco Simples

Molho branco em destaque

Além da lasanha, é possível aplicar o molho branco em outros preparos que vão deixá-los muito mais incríveis.

Para cada um desses, uma espessura de molho específica vai funcionar melhor, por isso tenha a técnica do roux sempre preparada para dar o ponto ideal no preparo.

Croque Monsieur

Também conhecido como misto quente francês, o croque monsieur é um dos sanduíches mais famosos do mundo, e acredite: é muito mais que um simples misto quente.

O molho branco usado aqui é também francês, o famoso bechamel e é ele quem dá toda cremosidade, ainda mais combinado com um queijo gruyere e o presunto magro.

Croque Madame

Se tem para o monsieur tem para a madame e basicamente são preparos muito semelhantes.

O molho bechamel também é imprescindível nessa versão, assim como o queijo e o presunto, porém, o toque especial do croque madame está no ovo frito com gema mole que vai por cima, e quando cortado dá mais essa camada cremosa ao sanduíche.

Macarrão ao molho branco com aspargos

Agora um uso mais cotidiano do molho branco, num preparo de macarrão com aspargos, que fica simples e gostoso.

É importante escaldar bem os aspargos para tirar o amargor e caprichar no molho para incorporar bem os sabores de todos os ingredientes.

Enfim, agora é contigo, faça o molho branco simples e aplique nessas e outras receitas que vão subir de nível só por receberem essa maravilha.

Bom apetite!

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe: