Fogão sem medo: Bela Gil defende autonomia da criança na cozinha

Por: Renata Penzani Comunicar erro

A relação das crianças com a comida é uma construção. Começa na observação do que os pais consomem, passa pela descoberta de novos sabores e quase sempre é impactada pela influência nociva da publicidade infantil.

Defensora ferrenha da alimentação saudável como estilo de vida e posicionamento político, a culinarista Bela Gil publicou uma foto de sua filha Flor, de nove anos, que resume como pode ser o contato dos pequenos com a cozinha.

No registro, a menina aparece à vontade em meio aos temperos e apetrechos culinários, enquanto mexe alguma coisa na panela. Para a apresentadora, estimular as crianças a buscar sua própria independência alimentar é uma forma de escapar das opções nocivas da indústria alimentícia.

No texto publicado junto com a imagem, a mãe conta por que resolveu publicá-la, e dá uma lição sobre autonomia na infância.

“Se tem algo que me dedico na educação da Florzinha, é passar uma intimidade com a cozinha. Não pra que ela seja uma grande cozinheira, mas pra que ela não cresça com medo do fogão e seja mais autônoma nas suas escolhas alimentares (sem precisar virar refém das grandes indústrias ditando o que ela vai comer no jantar)”, escreveu Bela.

A apresentadora ressalta que a relação com a comida não se trata de querer transformar pessoas comuns em superchefs, mas de estabelecer intimidade com aquilo que botamos na mesa – e no estômago.

“Se ela souber fazer uma boa comidinha caseira, já é o suficiente para uma caminhada de vida mais saudável. Agora imaginam isso nas escolas de todo o Brasil? Seria um passo simples para uma geração mais saudável, inteligente e consciente”, conclui.

Leia mais:

1 / 4
1
01:30
Muito fácil, pudim de caneca no microondas
Aprenda como fazer um pudim na caneca com poucos ingredientes
2
03:15
4 receitas fáceis de drinks com vinho espumante
Torne seu dia a dia mais elegante e aprenda a fazer 4 drinks diferentes e simples com vinho espumante
3
01:35
Chácara Turma da Mônica
4
01:31
Merengue de morango