Últimas notícias:

Loading...

Caponata ou ratatouille: receitas deliciosas com legumes

Uma versão francesa e uma italiana, cada uma com suas características. Venha aprender de uma vez por todas a diferença de caponata e do ratatouille

Algumas receitas clássicas dividem semelhanças que fazem muita gente achar que são a mesma coisa. É o caso da caponata e do ratatouille, ambas entradas de legumes muito tradicionais, mas que tem algumas diferenças cruciais de origem e preparo.

Vem com a gente entender essas diferenças e também as semelhanças.

Boa leitura.

Caponata ou ratatouille: aprenda as diferenças  – Acervo CyberCook / AdobeStock

Entenda a diferença dessas receitas clássicas

A primeira e mais marcante diferença entre as receitas está na sua origem. Enquanto a caponata é um antepasto de origem italiana, o ratatouille é uma entrada francesa muito consumida por camponeses.

Essa questão geográfica é bem relevante, pois o preparo e o modo de usar certos ingredientes é muito influenciado pela cultura local.

O ratatouille, que ficou famoso no filme de animação da Pixar, é uma receita composta por variados legumes e temperos,  servida quente, em cubos ou rodelas. Já a caponata tem um caráter mais próximo a um antepasto, sendo servido quente, mas também funciona gelado, como uma entrada ou aperitivo.

Enfim, o melhor modo de diferenciar é experimentando, então, vem com a gente aprender a fazer uma deliciosa caponata italiana.

Caponata

Ingredientes

  • Abobrinha 250 gramas
  • Alho 1 dente
  • Azeite extra virgem 80 mililitros
  • Azeitona verde 30 gramas
  • Berinjela 250 gramas
  • Cebola 40 gramas
  • Nozes 15 gramas
  • Pimenta-do-Reino Preta a gosto
  • Pimentão Amarelo 50 gramas
  • Pimentão Vermelho 50 gramas
  • Sal Grosso a gosto
  • Vinagre Branco 15 mililitros

Como fazer caponata

Corte a abobrinha e a berinjela em cubos de 1cm. Polvilhe sal grosso por cima e deixe em uma peneira sobre uma tigela por 24 horas para que perca um pouco de água. Corte a cebola e os pimentões em cubos de 1 cm e caramelize no azeite. Esprema as abobrinhas e as berinjelas para retirar a água e caramelize no azeite junto com o bouquet garni. Escalde duas vezes a partir de água fria as azeitonas e corte em rodelas finas. Junte todos os ingredientes em uma travessa e tempere com sal e pimenta.

Muita atenção na etapa de colocar o bouquet garni e de escaldar, esses processos são cruciais para trazer o sabor aos legumes da receita.

Não pare por aqui, separamos mais receitas com base em legumes para você experimentar em casa, confira:

Berinjela à Napolitana
Espetinho de batata bolinha e tomate
Ratatouille fácil

Legumes de qualidade, receitas saborosas

O sucesso de qualquer receita passa pela qualidade dos ingredientes, e quando se trata de legumes, apostar em orgânicos é uma forma de ter um alimento sem agrotóxicos e com bastante sabor.

Não só isso, é importante buscar esses vegetais com produtores certificados, para garantir que está de fato levando o melhor.

Atualmente essa tarefa está sendo descomplicada, com iniciativas que incentivam o cultivo sustentável de legumes como a Sabor e Qualidade do Carrefour.

Não apenas incentivam a produção sustentável, mas também certificam que tudo que é produzido passa por rigorosos testes de qualidade e que principalmente valorizam a cadeia de pequenos produtores que lutam para oferecer ao mercado legumes de qualidade a preços justos.

Os legumes dessa iniciativa são cultivados nas melhores regiões produtoras, no solo e sem tratamento químico pós-colheita, para manter o frescor. Produtos de acordo com os princípios da agroecologia: respeitando os homens e o meio ambiente com práticas que promovem a biodiversidade e otimização do consumo de água e energia;

Uma forma de você contribuir para essa produção de legumes sustentáveis e de qualidade é buscando consumir apenas os produtos certificados, com selos de procedência como Sabor e Qualidade, assim poderá preparar caponata ou ratatouille com ingredientes saborosos que vão destacar ainda mais seu prato.

Com ingredientes selecionados e de qualidade, suas receitas terão tudo para ser um sucesso, com o passo a passo, a gente tá sempre aqui para ajudar.

Bom apetite.

CyberCook

Em parceria com CyberCook

O CyberCook é uma plataforma de culinária com mais de 90 mil receitas dedicadas a inspirar e facilitar a vida das pessoas.

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário CyberCook

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.