Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Casa Fluida: brinde à cultura drag queen e à diversidade neste bar glamuroso

Lá você pode se transformar em uma diva drag por uma noite, com looks babadeiros, batismo e performance, uma autêntica experiência Achados Elo

Por: Publi

Noites carregadas de glamour, cores, brilho, penas e muita purpurina para todes estão garantidas na Casa Fluida, um bar cheio de estilo no bairro da Consolação, que celebra a cultura drag queen e a diversidade.

Além de tomar drinks, petiscar e jogar conversa fora, lá você pode se transformar em uma diva drag queen, com roupas, perucas, acessórios e makes oferecidos pelo estabelecimento. Toda essa experiência tão autêntica é justamente o Achado Elo do espaço.

Casa Fluida
Crédito: Luiz Costa - Achados EloA Casa Fluida mescla as atmosferas de um bar, um ateliê e um centro cultural

A casa foi inaugurada em 2021 pelo artista plástico e curador de arte Fernando Spaziani, que trabalhou por 20 anos como gerente de programação no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, e pelo professor de química Matheus Nahas, que também dá aulas em colégios e cursinhos pré-vestibulares em SP e tem um canal educativo no YouTube.

“Sou apaixonado pela noite e sempre quis abrir um bar acolhedor. E o Fernando tinha, desde 2015, um ateliê que recebia festas e exposições. Um dia, fomos convidados por um amigo para nos transformar em drag por uma noite. Depois dessa experiência, resolvemos aprofundar nossos conhecimentos sobre essa arte e reunir tudo em um espaço só”, conta Nahas.

Os sócios encontraram o casarão dos anos 60 na rua Bela Cintra para abrigar o bar e a nova sede do Ateliê Spaziani. E começaram a reunir as influências de séries, filmes, reality shows, obras de arte e trabalhos de artistas que admiravam para criar um ambiente bem descolado.

Crédito: Luiz Costa - Achados EloA decoração tem esse ar de centro cultural, teatro, cabaré e galeria de arte

“Pensamos em todos os detalhes para deixar o ateliê e bar com uma cara de espaço cultural, com um quê de teatro e cabaré. Optamos por cortinas de veludo, iluminação cênica, peças de antiquários, luminárias antigas e a recuperação de portas e janelas de madeira. Uma questão importante era preservar a arquitetura original da casa, sempre que possível”, revela o sócio.

O terraço para drinks, a mistura entre o vintage e o moderno, a iluminação intimista, um painel com fotos de artistas de várias áreas que influenciaram a casa, uma lojinha, a trilha sonora ambiente – com destaque para a música brasileira – e as obras de arte expostas por todos os cantos contribuem para deixar esse ambiente ainda mais gostosinho.

Pela galeria do bar, passam exposições coletivas e individuais, sempre sob a curadoria de Fernando Spaziani. E a casa também está aberta para receber eventos como peças de teatro, shows, sessões de fotos, gravações de produções audiovisuais, rodas de leitura, encontros de astrologia e outras manifestações culturais.

Crédito: Luiz Costa - Achados EloNa Casa Fluida também funciona o ateliê do artista Fernando Spaziani

Transforme-se em uma rainha

Como já antecipamos, uma das principais atrações da Casa Fluida é a possibilidade de virar uma drag queen por uma noite. Quem comanda essa metamorfose é a drag residente Mahina Starlight, que dá toda a consultoria para quem quiser passar pela experiência.

As transformações acontecem sempre de quinta a sábado, com direito a caracterização completa, batismo da diva e performance. Quem quiser participar, basta fazer uma inscrição prévia, mandando uma direct message para a página @casafluida no Instagram, e pagar um valor fixo.

O bar fornece todos os itens necessários para a montagem, como figurinos, acessórios, perucas, maquiagem e salto alto. É só escolher um look poderoso e se jogar na pista. Se você quiser só pegar emprestado alguns adereços para curtir a noite, precisa fazer uma contribuição simbólica.

“São momentos sempre muito divertidos. Foi bastante marcante quando um noivo e seus dois padrinhos passaram pela experiência em uma despedida de solteiro. Eles se montaram e fizeram uma performance muito animada. Foi um verdadeiro show!”, lembra-se Nahas.

É claro que na programação da casa também não podem faltar pocket shows de drags convidadas. Por lá, sempre passam essas figuras encantadoras da noite. Para saber quem é a diva da vez, é só ficar ligado nas redes sociais.

Os drinks e petiscos da night

Não é só de glamour que vive a Casa Fluida, o bar também tem várias comidinhas e drinks bem saborosos. O cardápio foi pensado pelos próprios sócios Matheus e Fernando.

Entre as delícias para petiscar, estão a porção de bolinho de croquete de costela (salgado feito com massa de mandioquinha e costela, recheado com confit de tomate e alho) e o ceviche (peixe branco, marinado em leche de tigre à base de suco de limão e leite de coco, salsinha, coentro, cebola roxa, alho, pimentão vermelho e milho verde, acompanhado por chips de batata).

Crédito: Luiz Costa - Achados EloOlha que delícia esse porção de bolinho de croquete de costela!

Experimente ainda a tábua de queijos artesanais paulistas com geleia de laranja, pimenta e whisky; e os cogumelos à provençal (mix de cogumelos, azeite, alho e bastante salsinha, acompanhado por pães).

Os drinks autorais com nomes bem criativos também fazem a alegria dos clientes da Casa Fluida. Entre os coquetéis mais queridinhos, está o Dama da Night (que leva gin, xarope de violeta, hibisco, suco de limão siciliano e água tônica).

Outros sucessos são o Força na Peruca (vodca, 3 limões, infusão de rapadura e espuma cítrica), Casa Fluida (Campari, Cointreau, xarope de hibisco, licor de pêssego, espumante Brut e cereja) e Capitu (vodca, aperol, xarope de romã, limão siciliano e água com gás). Bafão, né?

Crédito: Luiz Costa - Achados EloProve o drink Casa Fluida, feito com Campari, Cointreau, xarope de hibisco, licor de pêssego, espumante Brut e cereja

Quer arrasar nesse Achado Elo digno de uma rainha? A Casa Fluida fica na Rua Bela Cintra, 569, na Consolação. O bar funciona de quinta a sábado, das 18h à 0h30, e as exposições em cartaz também podem ser visitadas de terça e quarta, das 10h às 18h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pela página @casafluida no Instagram.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis na Grande SP!

Compartilhe: