Gopala é a fusão perfeita entre a Índia e o Brasil

O Achado Elo da casa é o arroz integral com aveia e cevada, acompanhado por dahl de grão-de-bico, uma espécie de cozido com especiarias

Ouça este conteúdo

Quer saber o que acontece quando a culinária indiana encontra a brasileira? Você desfruta dessa mistura maravilhosa de sabores no Gopala, restaurante em funcionamento desde 1995 e localizado em uma travessa da Rua Augusta, bem pertinho da Avenida Paulista.

Gopala - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO Achado Elo do Gopala é o arroz integral com aveia e cevada, acompanhado por dahl de grão-de-bico, que está presente em vários pratos

Basta atravessar a porta para se sentir em outro mundo, longe da agitada São Paulo. Essa sensação de paz é reforçada com o aroma agradável de incenso que climatiza o lugar, os mantras usados como música ambiente e até nos desenhos das louças e talheres.

Além disso, a decoração aposta na combinação de amarelo e laranja com detalhes em madeira, criando um espaço acolhedor. Flores, quadros e estátuas que remetem à cultura indiana dão um tom intimista para a casa.

A comida com certeza vai deixar seu coração quentinho! Sob os cuidados da culinarista e ex-monja paulista Madhava Lila, o Gopala aposta na dieta lactovegetariana contemporânea, que mescla vegetais e derivados do leite. “Gosto da fusão da gastronomia indiana com as receitas de nosso dia a dia, como lasanha e feijoada”, conta Madhava.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO ambiente, que tem muitos detalhes da cultura indiana, é um charme!

Para dar aquele sentimento de bem-estar e renovação, todos os pratos são preparados com ingredientes orgânicos bem frescos, além de explorarem temperos típicos da Índia, como a massala (uma mistura de ervas) e a ghee (um tipo de manteiga).

“Tenho uma grande paixão pela Índia. Foi de lá que eu trouxe o conceito do ‘thali’ [refeição composta por vários pratos dispostos em uma única travessa redonda]. Essa forma de servir a comida traz na sua composição uma bonita combinação de cores e sabores”, comenta Madhava.

A casa abre apenas para o almoço e sempre oferece duas opções de pratos a cada dia, acompanhados por suco natural à vontade, salada e sobremesa. Para se adequar exatamente ao tamanho da sua fome, a refeição é servida em tamanho pequeno ou grande.

Prove essa mistura fascinante de sabores

Tem uma iguaria no Gopala que é um verdadeiro Achado Elo: o prato que leva arroz integral com aveia e cevada, acompanhado por dahl de grão-de-bico (uma espécie de cozido com especiarias). A combinação é a grande queridinha dos frequentadores e pode ser encontrada em diversos dias.

Outras boas pedidas para alimentar o corpo e a alma são o curry de chuchu e pupunha, o quibe de forno de vegetais, o pakora (vegetais empanados), a lasanha de 3 queijos com molho de tomate e a feijoada de legumes.

Entre as sobremesas, vale destacar a halava de chocolate com doce de leite (guloseima feita com sementes de gergelim torradas, moídas e misturadas com açúcar derretido) e o brigadeiro de colher com paçoca artesanal.

Se você quiser expandir essa experiência transcendental, aqui vai uma dica amiga: no caixa é possível comprar temperos, incensos, livros de receitas vegetarianas e outros objetos especiais.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO Gopala fica bem pertinho da Avenida Paulista

O Gopala fica na Rua Antonio Carlos, 413, na Consolação, e funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 15h. A casa também tem o serviço de delivery. Basta ligar no (11) 3289-1911, consultar a área de entrega e fazer o pedido.

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!

Compartilhe: