Doña Luz Empanadas serve sabores raros do Chile no Ipiranga

As clássicas empanadas são um verdadeiro Achado Elo, no entanto, a casa também serve pratos menos conhecidos, como as sopaipillas

Ouça este conteúdo

Quando você pensa em comida chilena qual é o primeiro prato que vem à sua mente? Se você respondeu empanadas, acredite, está mais do que na hora de conhecer o Doña Luz Empanadas, restaurante localizado no bairro do Ipiranga, bem pertinho do Parque da Independência.

Doña Luz Empanadas
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloComo não poderia ser diferente, o pastelzinho chileno é o Achado Elo no Doña Luz Empanadas, mas a casa serve outras iguarias desse país

Comandado pela própria Doña Luz e por seus filhos, Eduardo e Juan, o estabelecimento funciona desde 2016 em uma pequena lojinha de rua e é decorado com bandeiras, quadros, artesanatos e garrafas de vinhos chilenos, além de ter música típica ambiente. Você também pode optar por se sentar nas mesinhas da calçada, de frente para uma simpática rua boêmia do bairro.

Como o próprio nome do estabelecimento antecipa, o Achado Elo da casa são as empanadas, com massa fininha e muito bem recheadas – uma receita autêntica da matriarca chilena. Claro que alguns dos recheios foram adaptados para o paladar do brasileiro.

Os sabores mais queridinhos dos clientes são a tradicional de carne (carne moída, ovo cozido, azeitonas e uva passa) e a de palmito (palmito pupunha, muçarela e azeitonas), mas vale a pena provar também as de funghi secchi chileno com catupiri (funghi, cebola, tomate seco, molho de soja e catupiri) e de rúcula (rúcula, muçarela, ricota com gorgonzola e tomate seco).

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO Doña Luz Empanadas fica em uma rua boêmia do Ipiranga

Entretanto, se você quiser degustar aqueles pratos mais difíceis de encontrar, a dica é provar o pastel de choclo (uma espécie de escondidinho recheado com carne, frango desfiado, cebola, ovo, azeitonas e creme de milho com manjericão), a carne mechada (uma carne desfiada de panela, temperada com ingredientes típicos e servida com batata rústica e tomatinhos) ou, ainda, as Sopaipillas (um tipo de massa de pão frita com base de abóbora).

“É muito difícil achar Sopaipillas aqui no Brasil. Então, é bem comum encontrar chilenos que descobrem que servimos esse prato no restaurante e vêm aqui provar. Aos fins de semana, recebemos gente de Sorocaba, do Litoral, de Campinas, Barueri, Osasco e até de Jundiaí”, comenta Juan Pablo Mella Cristi, um dos donos do estabelecimento.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloProve também iguarias chilenas mais difíceis de encontrar em outros restaurantes típicos, como as sopaipillas

Segundo ele, os lanches com abacate, um ingrediente bastante presente na culinária chilena, também fazem sucesso entre os clientes. Entre os sanduíches, destacam-se o Lomito (pão artesanal chileno, lombo suíno, mostarda, abacate, tomate, maionese a base de leite, alho e limão) e o Chacarero (pão artesanal chileno, contrafilé em tiras, temperado com chimichurri especial da casa, vagem, tomate, maionese a base de leite, alho e limão).

E, para sobremesa, peça os tradicionais alfajores e a torta mil hojas (massa folhada recheada com o autêntico doce de leite e coberta com lascas de amêndoas), além das empanadas de chocolate e doce de leite.

Conheça este pedacinho do Chile

Embora funcione no Ipiranga desde 2016, o Doña Luz Empanadas começou dois anos antes como um restaurante exclusivo de delivery na Mooca e, muito antes disso, a matriarca da família já trabalhava vendendo o famoso pastelzinho chileno.

“Minha mãe vende empanadas desde que ela chegou ao Brasil em 1975. Abrimos o restaurante no Ipiranga porque meu irmão estava desempregado em 2016 e eu trabalhava com eventos. Na época, encontramos este ponto que era bem maior do que tínhamos na Mooca e decidimos juntar as forças de toda a família”, revela Cristi.

Para quem quiser conhecer a casa, o Doña Luz Empanadas fica na rua Costa Aguiar, 1425, no Ipiranga, e funciona de terça a quinta, das 15h às 22h, e de sexta a domingo das 12h às 16h e das 18h às 22h. Já o delivery funciona nesses mesmos dias até às 23h.

O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!