Nachos Supreme: a versão vegana do famoso prato tex-mex

Receita do À Base de Planta leva nachos cobertos com chilli beans, guacamole, sour cream e pico de gallo. É tudo vegano!

Por: A Base de Planta | Comunicar erro
Vegan nachos supreme: tortilla chips com chilli beans, guacamole e creme azedo
Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaVegan nachos supreme: tortilla chips com chilli beans, guacamole e creme azedo

Eu sempre fui do rolê junk food. Durante a adolescência, morei alguns meses no Texas, nos EUA, e foi lá que descobri um amor chamado tex-mex. Vocês já devem saber, mas é basicamente comida mexicana americanizada. Depois, quando morava em São Paulo, adorava perder meu dinheiro em restaurantes do tipo.

Eis que, anos depois, hoje vivo à base de plantas e passo longe desses lugares que botam bacon até na batata frita, rs. Mas meu amor pelos nachos cheios de molhos gordurosos não passou. Por isso, vos apresento meu Vegan Nachos Supreme! São nachos (tortillas chips) cobertos com chilli beans, guacamole, creme azedo e pico de gallo.

Comprei os nachos prontos e, no mercado, existem outras marcas além daquela mais conhecida. Certifique na embalagem que não há nada de origem animal.

As medidas dessas receitas são de acordo com o seu sentimento. Quer um chilli com mais feijão ou com mais molho? Quer um sour cream beeeem azedo ou mais ameno? Quer um guacamole com coentro ou salsinha? Vai na sua!

Abaixo, conto como eu fiz. Para mais receitas veganas, segue o perfil do À Base de Planta (@abasedeplanta) no Instagram!

Chilli beans

Deixei feijão manteiga (também pode ser feijão preto, carioca, ou qualquer outro) de molho de um dia pro outro. Descartei a água e cozinhei com água nova por 15 minutos na panela de pressão.

Para substituir a carne, usei proteína texturizada de soja defumada miúda. Deixei hidratar em água quente. Depois escorri e apertei bem pra deixá-la sequinha.

Refoguei cebola no azeite e acrescentei a proteína de soja, temperei com shoyo, molho inglês, páprica defumada, cominho, fumaça em pó/sal defumado e fumaça líquida.

Quando ficou bem fritinho, acrescentei tomates assados e fui dissolvendo, formando tipo um molho bolonhesa. Retirei o excesso de pele. Você também pode usar tomates pelados ou mesmo um molho de tomate pronto.

Acrescentei o feijão (sem o caldo), ajustei o sal e coloquei bastaaaaante molho de pimenta!

Creme azedo (sour cream)

Coloquei o suco de um limão no fundo do liquidificador e tofu picado por cima. Bati sem a tampa enquanto fui colocando azeite em fio. Fui parando para provar e acrescentando sal e mais limão ou mais azeite, até chegar no meu sabor favorito, bem azedinho. Deixei descansando na geladeira para encorpar a consistência.

Guacamole

Piquei cebola roxa, tomate (sem semente), coentro e salsinha (gosto de usar os dois para um sabor mais equilibrado). Misturei tudo e temperei com sal e limão.

Reservei a metade para o Pico de Gallo (próxima receita) e misturei a outra metade com avocado (pode ser abacate) picado grosseiramente. Ajustei o sal e o limão.

Pico de Gallo

Usei a metade reservada da receita acima e acrescentei jalapeños (um tipo de pimenta) picados. Também vale colocar molho de pimenta.

Se fizer os Vegan Nachos Supreme, tira uma foto e marca o À Base de Planta no Instagram!

Texto escrito por Julia Guglielmetti, do @abasedeplanta.

Compartilhe:

Autor: A Base de Planta

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário juliagugli da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
04:26
5 rolês gastronômicos pra curtir em SP no mês de maio
Selecionamos alguns dos festivais mais deliciosos que vão rolar ao longo do mês de maio em São Paulo. E se …
2
01:39
Receita de planta com gosto de peixe
3
01:30
Muito fácil, pudim de caneca no microondas
Aprenda como fazer um pudim na caneca com poucos ingredientes
4
01:26
Massa de crepe doce
Nesse programa você irá aprender como fazer diferentes tipos de crepes, tradicional alimento da cozinha popular francesa. Os vídeos apresentam …
5
01:29
Camarão ao catupiry: pra deixa todo mundo com água na boca
Receita de camarão ao catupiry
6
01:56
Camarão ao molho oriental
O camarão pode soar como um ingrediente um tanto quanto sofisticado e complicado de preparar, não é mesmo? No entanto, nem tudo …
7
01:53
Risoto tailandês de camarão para despertar o seu lado chef
Receita de risoto tailandês com camarão
8
37s
Drink com sorvete de coco: borbulha, refresca e dá um grau
Receita de drink com espumante e sorvete de coco