Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Pinball Mania resgata paixão pelos saudosos fliperamas

Experiência de chamar a galera para jogar em máquinas de pinball e arcade e ainda petiscar hambúrgueres é um Achado Elo

Por: Publi

Quase toda criança crescida nos anos 80 e 90 amava frequentar os antigos fliperamas para jogar em todas aquelas máquinas incríveis de pinball e outros jogos arcade, cheias de sons, luzes e efeitos especiais. Você tem a chance de reviver essa experiência no Pinball Mania, um Achado Elo em São Caetano do Sul, no ABC.

O espaço, aberto para a jogatina do público há poucos meses, é o showroom da empresa de Daniel Manzaro Françoso, que já produz e reforma máquinas originais de fliperama de vários tipos há quase 15 anos.


Pinball Mania - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloAchado Elo do Pinball Mania é a experiência de lembrar os antigos fliperamas e ainda comer um belo hambúrguer

“Sempre tive vontade de ter um lugar para a galera se divertir nas lojas antigas da Pinball Mania, mas nos faltava espaço. Então, quando nos mudamos para esta sede maior, começamos abrir nas noites de sexta e sábado para o público”, conta o empresário.

Na casa, você paga um valor fixo e pode jogar à vontade e, se ficar apaixonado por alguma das máquinas ainda pode levá-la para casa, pois todas estão à venda.

A cada semana são cerca de 12 pinballs – que mudam à medida que são vendidos – com os mais diferentes temas inspirados no cinema e na cultura pop da época, como “Família Adams”, “Star Wars”, “Batman”, “007”, “A Hora do Pesadelo”, “Space Jam” e muitas outros!

Um desses clássicos que marcou a geração dos anos 80 – e que ainda faz muito sucesso na loja – é o “Cavaleiro Negro”, produzido originalmente pela Taito. E o bacana é que a Pinball Mania monta essa máquina novinha, igualzinha à original.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloJogue arcades e até pinball do clássico “O Cavaleiro Negro”

O estabelecimento também disponibiliza para os clientes a grua de bichinhos (aquelas em que você pode pegar pelúcias e outros brindes com uma garra) e vários tipos de arcade, com mais de 2.500 jogos, incluindo títulos de Atari e Super Nintendo e outros que você só encontrava nos fliperamas. E todas as peças desse tipo também são fabricadas pela loja.

Dá para matar a saudade de jogar “Street Fighter”, “Mortal Kombat”, “Pac Man”, “Space Invader”, “Batman”, “The King of Fighters”, “Sonic” e muitos outros!

Para animar ainda mais a jogatina, o Pinball Mania tem como pano de fundo uma trilha sonora de rock dos anos 80 e 90, com sucessos de bandas como Depeche Mode, AC/DC, Nirvana e Metallica. Yeah!

Pausa para o rango

Quando bater aquela fome monstra, depois que seus dedos até estiverem meio cansados de tanto jogar, você pode fazer aquela pausinha estratégica para recuperar as energias.

A casa serve hot dog (com pão artesanal de brioche, salsicha berna, purê de batata e batata palha) e seis opções de hamburguer. Entre elas, destacam-se os lanches Arabian Nights (com pão australiano, 160g de blend de carnes, queijo cheddar cremoso, bacon em tiras e cebola caramelizada) e Elvira (com pão de parmesão, 160g de carnes, queijo muçarela, molho ranch, alface americana, tomate e cebola roxa).

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloTem várias máquinas icônicas, como Batman, Exterminador do Futuro e Família Adams

Para quem prefere uma comidinha oriental, o cardápio conta com porções de hot roll, niguiri (maçaricado ou trufado), uramaki e sashimi, além de temakis (de salmão e grelhado) e pokes (clássico, grelhado ou de shimeji).

E, para beber, tem cervejas, refrigerantes e chás. Vale dizer que a casa disponibiliza água à vontade – é só se servir em um bebedor.

Paixão antiga

É claro que o verdadeiro fascínio de Daniel Françoso pelo pinball começou na infância. “Quando eu era moleque, passava todos os dias por dois fliperamas no caminho da escola. E minha mãe me dava um dinheirinho para gastar na cantina, mas eu guardava para jogar”, revela.

Muitos anos depois, quando descobriu que um amigo conservava uma dessas máquinas, Daniel teve sua antiga paixão reacendida e passou a garimpar os jogos na internet para reformá-los e mantê-los em sua coleção pessoal.

Como as máquinas ocupavam muito espaço e faziam muito barulho, o empresário começou a ser pressionado pela própria família para dar um jeito na coleção. Foi então que surgiu ideia de transformar sua brincadeira em negócio e abriu a Pinball Mania.

Prepare-se para a jogatina

Ficou com vontade de organizar uma minidisputa de pinball ou arcade com seus amigos? É só conhecer o Pinball Mania, que abre para a jogatina do público às sextas-feiras das 18h às 23h, e aos sábados, das 14h às 23h, na Rua Pernambuco, 403, em São Caetano do Sul, no Grande ABC.

Vale mencionar que o espaço é bem concorrido e tem entrada de clientes ainda mais limitada como medida de controle da pandemia de Covid-19, por isso a casa recomenda fazer reservas antecipadas pelo WhatsApp (11) 98282-4004 (só é preciso pagar o valor da entrada individual).


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo WhasApp (11) 98282-4004.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis na Grande SP!

Compartilhe: