Informar

Pizza vegana de arco-íris tem massa low carb de couve-flor

Pizza vegana do À Base de Planta é sem farinha, sem ovo, sem glúten e sem lactose, mas com muito sabor

Por: À Base de Planta | Comunicar erro
Pizza vegana arco-íris com massa low carb de couve-flor
Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaPizza vegana arco-íris com massa low carb de couve-flor

Se até a couve-flor pode virar pizza, então a gente pode tudo, rs! A receita de pizza vegana com massa de couve-flor é queridinha da galera low carb, por não conter glúten, ter pouco carboidrato simples e zero refinado. O lance é que a receita original leva ovos e queijo. Como vegano adora se meter em tudo, criei essa versão sem nenhum ingrediente de origem animal.

Antes de tudo, é bom saber que essa massa não tem o mesmo sabor e textura de uma massa tradicional, com farinha de trigo. Por outro lado, ela é mais saudável e uma ótima surpresa no paladar.

Então bora fazer? Para mais receitas veganas, siga o perfil do À Base de Planta no Instagram.

Ingredientes para a massa de pizza vegana de couve-flor:

  • 1 cabeça grande de couve-flor
  • 1 “ovo vegano” (1 colher de sopa de farinha de linhaça + 2,5 colheres de sopa de água filtrada)
  • 1 xícara de resíduo de leite vegetal (2 xícaras de amêndoas cruas e sem sal ou outra oleaginosa + 4 xícaras de água filtrada)
  • 1 colher de chá de orégano desidratado
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó (açafrão da terra)
  • pimenta do reino moída e sal a gosto

Ingredientes para a cobertura arco-íris:

  • 3 colheres de sopa de pasta de alho (clique aqui para ver a receita!)
  • Tomate cereja
  • Pimentão vermelho
  • Pimentão amarelo
  • Milho verde cozido
  • Pimentão verde
  • Brócolis cozido
  • Repolho roxo
  • Cebola roxa

Você vai fazer a pizza vegana assim:

Com uma faca, corte a couve-flor em floretes pequenos. Pode manter os talos menores, mas descarte os grandes, como na foto abaixo. Cozinhe no vapor até que fiquem bem macios, por cerca de 30 minutos. Depois, em um processador, bata toda a couve-flor até que se transforme em grãos pequenos. Se você não tem esse equipamento, pode cortar na faca, bem fininho!

Para fazer a massa de pizza low carb, é preciso cozinhar floretes de couve-flor, descartando os talos grandes
Crédito: Julia Guglielmetti/@abasedeplantaPara fazer a massa de pizza low carb, é preciso cozinhar floretes de couve-flor, descartando os talos grandes

Separe meia xícara da couve-flor triturada para fazer a pasta de alho (de novo, a receita está aqui!) e use uma xícara para a massa da pizza.

Faça um “ovo vegano” com uma colher de sopa de farinha de linhaça com duas colheres e meia de sopa de água. Misture bem e deixe descansando por 10 minutos. Após esse tempo, a mistura terá se transformado em gel.

Em uma tigela grande, junte a couve-flor cozida e triturada com o “ovo vegano”, com os temperos e com o resíduo de leite vegetal.

Se você não sabe fazer leite, eu te explico: é só bater, no liquidificador, duas xícaras de amêndoas cruas e sem sal (ou outra oleaginosa) com quatro xícaras de água filtrada e coar em um pano limpo. O que sobrar no pano é o resíduo (as fibras!) que você usará nessa receita. Aí você pode beber o leite ou fazer outra coisa.

Pizza com massa low carb de couve-flor é uma opção vegana saudável e divertida
Crédito: Julia Guglielmett/@abasedeplantaPizza com massa low carb de couve-flor é uma opção vegana saudável e divertida

Em uma assadeira, coloque uma folha de papel manteiga de boa qualidade (é preciso que a superfície seja bem lisa e brilhante). Se não encontrar um bom papel manteiga, unte com óleo. É fundamental que você use o papel, vai facilitar na hora de virar a massa.

Disponha a massa e a modele com uma mão até ficar uniforme, deixando com cerca de meio centímetro de espessura. Você pode fazer no formato que preferir, eu fiz retangular. Deixe as bordas bem certinhas, na mesma espessura do restante da massa.

Então, leve para assar a 200°C por cerca de 15 a 20 minutos. O tempo depende de cada forno, mas quando a massa soltar do fundo, é hora de virar.

Tire do forno e puxe o papel com a massa para fora da assadeira e deixe sobre uma superfície lisa. Então, coloque outro papel manteiga por cima da massa (lado brilhante em contato com a massa) e, por cima do papel, coloque uma tábua ou prato. Vire a massa! Retire o papel manteiga que, agora, ficou por cima. Devolva a massa (agora invertida e no papel manteiga) para a assadeira e coloque novamente no forno por mais 15 minutos.

Remova mais uma vez e recheie! Primeiro passe a pasta de alho, em seguida, coloque os vegetais por ordem de cor, como nas fotos. Regue com azeite e adicione sal se necessário. Asse a pizza por mais alguns minutos. Pronto!

É importante lembrar que essa massa é bastante delicada e pode quebrar facilmente. Manuseie com bastante cuidado, principalmente na hora de virar. Tá vendo na minha foto que tem uma parte faltando um pedaço da borda? É porque tentei virar antes da hora, rs. Não seja ansioso como eu, tenha paciência e siga a receita direitinho que tudo vai dar certo. ;)

Curtiu essa pizza vegana? Então siga o Instagram do À Base de Planta para ver mais receitas veganas gostosas!

Compartilhe: