Créditos: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ciclovia na Avenida Paulista, em São Paulo

Para quem vive em cidades com grandes congestionamentos, como São PauloRio de Janeiro, voltar para casa nunca é uma tarefa fácil. Por isso, cada vez mais pessoas estão buscando outros meios de transporte e ferramentas que ajudem a economizar tempo e melhorar a qualidade de vida.

Catraca Livre selecionou 10 aplicativos para facilitar a vida daqueles que andam de transporte público, de bicicleta ou a pé. As ferramentas dão as melhores rotas, calculam o tempo de chegada, informam o horário do ônibus, entre outras funções.

Confira a lista e escolha o melhor app para o seu dia a dia:

  • 1. Leve-me

O aplicativo Leve-me (iOS e Android) oferece aos usuários opções de rotas em São Paulo utilizando diversos tipos de transporte, como bike, ônibus, metrô, trem e táxi.

As pessoas que usam ônibus têm a comodidade de receber informações da linha e a previsão da chegada em tempo real. Por exemplo, o usuário pode verificar de sua casa o horário que o ônibus vai passar no ponto e receber um alerta 5, 10 ou 20 minutos antes dele chegar.

O aplicativo também permite que o usuário faça recargas no bilhete único a qualquer momento e ainda mapeia os pontos de aluguel de bicicletas, indicando quantas estão disponíveis no momento. Saiba mais aqui.

  • 2. MOBQI

Criado por Ernani Machado, o MOBQI reúne tudo o que você precisa saber para andar pela cidade. O aplicativo mostra as melhores opções de ônibus, táxis, rotas para carros, bikes ou pedestres, estabelecimentos próximos, eventos, amigos e até mesmo uma paquera.

O app também terá funções para chamadas de emergência, com conexões diretas para a Polícia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil ou SAMU. O MOBQI já está disponível para download, é totalmente gratuito e tem versões para web e aplicativo para dispositivos móveis, compatível com os sistemas Android e iOS.

Neste primeiro momento, o MOBQI está funcionando integralmente no modal de transportes coletivos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

  • 3. Moovit

Moovit traz informações sobre o transporte público de 600 cidades em 60 países do mundo. No Brasil, 40 cidades fazem parte da base do aplicativo.

Com o app, é possível pesquisar linhas dos diversos transportes públicos, os horários e as rotas. Para isso, basta colocar uma origem e um destino, e a ferramenta dá todas as instruções necessárias. Disponível para Android, iOS e Windows Phone.

  • 4. Cadê o Ônibus?

O aplicativo Cadê o Ônibus? tem o objetivo de facilitar o acompanhamento das linhas municipais de ônibus da cidade de São Paulo. A ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS.

  • 5. CittaMobi

Com o CittaMobi, o usuário pode consultar a previsão de chegada do ônibus em tempo real, baseada na localização do veículo. Disponível para Android e iOS.

O aplicativo funciona em: Campinas (SP), Colatina (ES), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG), Linhares (ES), Maceió (AL), Osasco (SP), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio Branco (AC), Rio Grande (RS), São Caetano do Sul (SP), Salvador (BA), Santo André (SP), Santa Rita (PB), São Paulo (SP), Taubaté (SP) e Volta Redonda (RJ).

  • 6. Cittymapper

O Cittymapper é semelhante ao Moovit. A diferença é que ele apresenta informações sobre o trânsito, rotas de bicicleta e estações de bicicletas públicas da cidade. O app está presente em 27 cidades pelo mundo, mas, no Brasil, só funciona em São Paulo. Disponível para Android e iOS.

  • 7. Waaka

O Waaka traz as situações das linhas de trem da CPTM e linhas de Metrô na cidade de São Paulo e o que está rolando no Twitter sobre esses meios de transporte. Para isso, o aplicativo filtra as principais hashtags utilizadas para o compartilhamento de informação. Disponível para Android.

  • 8. Strava

Um dos aplicativos mais populares entre os ciclistas, o Strava funciona como uma rede social. Disponível em português e na versão gratuita, entre suas funcionalidades ele permite monitorar o treino com GPS, onde informa velocidade média, distância, altimetria, trajeto, batimentos cardíacos e calorias que foram queimadas.

Seu grande diferencial é que ele permite cadastrar o desempenho do ciclista num determinado trecho e faz um ranking de todo mundo que já passou por ali, promovendo uma competição entre os ciclistas. Disponível para iOS e Android.

  • 9. Endomondo

O aplicativo gratuito Endomondocriado por três amigos dinamarqueses,  é muito difundido na Europa. Ele mostra o mapa do trajeto, altimetrias, velocidade média e calorias queimadas durante a pedalada.

A cada quilômetro percorrido é emitido um aviso sonoro. Quem não quiser pedalar sozinho, pode desafiar outros ciclistas virtualmente num determinado trecho. Disponível para iOS e Android.

  • 10. Map My Ride

Similar aos demais, o Map My Ride informa a rota, tempo, distância, velocidade, ritmo e calorias queimadas durante a atividade. Permite compartilhar o treino pelas redes sociais ou transferir os dados para o site. Disponível em diversos idiomas. Disponível para iOS e Android.

  • Veja também:

15 aplicativos gratuitos para quem curte pedalar

Lista de aplicativos de transporte exclusivos para mulheres

Imagem Autor

Feminista, vegetariana e repórter de Cidadania no Catraca Livre. ("nossas costas / contam histórias / que a lombada / de nenhum livro / pode carregar" - Rupi Kaur)

+ posts do autor