Muito se fala sobre os benefícios de tomar água morna com limão. A bebida, que caiu no gosto popular e costuma ser ingerida em jejum logo pela manhã, ajuda na eliminação de toxinas acumuladas e tem ação alcalinizante. Os efeitos, no entanto, não são totalmente positivos. Um estudo descobriu que a mistura pode corroer os dentes.

Créditos: igorr1/istock

Acidez da água com limão é prejudicial aos dentes

A pesquisa feita pela Universidade King's College, em Londres, e publicada no periódico científico British Dental Journal, analisou as dietas de 300 pessoas que tinham desgaste erosivo severo.

Selo Facilite

Aquelas que bebiam água com uma fatia de limão duas vezes ao dia, entre as refeições, tinham 11 vezes mais probabilidade de ter erosão dentária moderada ou severa. O curioso é que esse número caiu para metade quando as bebidas eram tomadas durante as refeições.

De acordo com o site Minha Vida, parceiro do Catraca Livre, ingerir essas bebidas ao longo de uma refeição é menos prejudicial, a saliva produzida durante a mastigação é alcalina e atua para amortecer alimentos ácidos e bebidas.

O estudo também aponta outras bebidas prejudiciais que podem comprometer os dentes. São elas: chás de frutas, bebidas dietéticas, bebidas açucaradas e águas saborizadas. "Se você bebe-las por longos períodos de tempo, mais de cinco minutos, ou se você brincar com coisas ácidas na boca ou mordiscar frutas ao longo de alguns minutos terá os dentes prejudicados", afirma Saoirse O'Toole, um dos autores do estudo.

"Se você comer uma maçã na hora do almoço, tente não consumir nada de ácido mais tarde à noite. Se você vai tomar um copo de vinho à noite, então não beba o seu chá de frutas pela manhã. Apenas balanceie as coisas na sua dieta", completa.

Veja também:

9 coisas que os dentistas querem que você saiba