5 melhores vegetais para incluir na dieta e reduzir a gordura da barriga
Comer vegetais pode ajudar na perda de peso saudável, desde que haja uma dieta equilibrada
Não existe um vegetal ruim. Claro, você pode alterar seu valor nutricional se fritá-los, mas em sua essência, os vegetais são alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes que merecem um lugar em todas as refeições.
Em geral, comer muitos vegetais pode ajudar a diminuir o risco de doenças, melhorar a digestão, regular o açúcar no sangue e ajudar na perda de peso saudável.
Além desses benefícios, algumas pesquisas mostram ainda que existem nutrientes encontrados em vegetais específicos que também podem ajudar na perda de gordura abdominal.
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
- 5 sinais discretos na pele podem sinalizar diabetes; saiba reconhecer
- Coma essa fruta antes de dormir e veja a diferença na balança
- Abacate reduz o colesterol ruim e protege o coração de doenças cardíacas
É importante saber, no entanto, que não existe um tipo de alimento que possa eliminar a gordura abdominal por si só. Isto é simplesmente impossível.
O excesso de gordura abdominal pode aumentar devido a vários fatores, como genética, idade, estilo de vida sedentário, má qualidade da dieta ou consumo excessivo de álcool.
Devido a esses muitos fatores, a perda de gordura abdominal requer uma abordagem holística e equilibrada.
Por exemplo, Harvard Health diz que fazer exercícios, evitar o tabaco, reduzir o estresse e seguir uma dieta balanceada com baixo teor de açúcares adicionados pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de perda de gordura da barriga.
Vegetais saudáveis para a perda de gordura
Brócolis
O brócolis é um dos vegetais mais ricos em nutrientes, e é por isso que os nutricionistas confiam neste vegetal como alimento para ajudar a controlar a gordura ao redor do abdômen.
Um estudo publicado no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics descobriu que o consumo regular de vegetais verde-escuros (que inclui brócolis e folhas verdes como couve e espinafre) ajudou a diminuir a gordura visceral em jovens latinos com excesso de peso. Resultados semelhantes foram encontrados com vegetais amarelos e laranja brilhantes, como cenoura e pimentão.
Cenoura
Um estudo no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics incluiu cenouras em sua conclusão sobre vegetais úteis para a gordura da barriga.
As cenouras são ricas em um tipo de composto vegetal chamado luteína, que pesquisas mostraram ter capacidade antioxidante, bem como ligações potenciais para ajudar na redução do tecido adiposo abdominal.
Alface
Outro vegetal que fornece nutrientes úteis ligados à perda de gordura abdominal é a alface. Em primeiro lugar, a alface é rica em luteína, o composto vegetal que já mencionamos tem um impacto potencial na diminuição da gordura abdominal.
Este composto faz parte de um grupo maior de compostos chamados carotenóides, que incluem luteína, licopeno e zeaxantina – todos com propriedades antioxidantes. Além de serem antioxidantes, algumas pesquisas apoiam esses compostos como capazes de ajudar na perda de gordura também.
Um estudo sobre homens japoneses com obesidade descobriu que o aumento de vegetais ricos em carotenóides (que inclui vegetais ricos em luteína, como a alface) pode reduzir a gordura visceral – um tipo de gordura abdominal localizada perto de órgãos abdominais vitais.
A alface também foi mencionada no estudo do Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics sobre jovens latinos como um vegetal verde ligado à perda de gordura abdominal.
Couve
Lembra daquele estudo que mencionamos sobre vegetais verde-escuros ajudando a reduzir a gordura abdominal? A couve está incluída nesta lista de vegetais verde-escuros, portanto, incorporar mais desses alimentos folhosos em sua dieta pode ajudá-lo a atingir seus objetivos de menos gordura ao redor do estômago.
Pimentão
Os pimentões são vegetais ideais para adicionar a uma dieta para perder peso. Eles têm poucas calorias e são ricos em nutrientes, ao mesmo tempo que ajudam a criar uma sensação de saciedade após as refeições. Essa combinação pode ajudar a evitar comer demais durante o resto do dia.
Outra vantagem dos pimentões vermelhos é que eles são ricos em um tipo de carotenóide chamado licopeno, e como vimos, vegetais ricos em carotenóides podem potencialmente ajudar na redução da gordura abdominal.