6 frutas poderosas para ajudar a combater a prisão de ventre

Entenda como algumas frutas podem auxiliar no combate à constipação intestinal, melhorando o funcionamento do seu sistema digestivo

Frutas que ajudam a combater a prisão de ventre
Créditos: Depositphotos/Oasishifi
Frutas que ajudam a combater a prisão de ventre

Você já ouviu falar em constipação intestinal? A condição, conhecida popularmente como prisão de ventre, afeta muitas pessoas e impede a evacuação de forma regular.

A constipação pode ser reconhecida por sintomas como esforço excessivo na hora de evacuar, fezes duras ou em pedaços, menos de três evacuações por semana e uma sensação de evacuação incompleta.

Além de ser incômoda, a constipação também pode resultar em complicações graves de saúde, como fissuras anais, hemorroidas, divertículos intestinais e até mesmo câncer no intestino.

O poder das frutas com casca

Antes de mais nada, é importante saber que as frutas com casca são fontes de fibras, que podem ajudar na regularidade intestinal.

Além disso, as cascas das frutas geralmente contêm uma boa quantidade de nutrientes. Por isso, sempre que possível, prefira consumir as frutas com cascas, como peras e uvas.

Frutas que ajudam a combater prisão de ventre

Uma das estratégias mais úteis para evitar a prisão de ventre é aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras e água. Um exemplo perfeito? As frutas!

Essas delícias naturais podem acelerar o trânsito intestinal e facilitar a formação de fezes. A seguir, veja algumas frutas que atuam como grandes aliadas do sistema digestivo.

  • Mamão

O mamão é uma mina de nutrientes e é rico em fibras e água, sendo ótimo para lidar com a constipação. Graças às suas enzimas digestivas, como a papaína, ele exerce um excelente papel laxante, uma vez que suas fibras ajudam a quebrar os alimentos, facilitando a digestão.

Mamão pode ser mais benéfico ao sistema digestivo do que você imagina
Créditos: Depositphotos/efired
Mamão pode ser mais benéfico ao sistema digestivo do que você imagina
  • Manga

A manga contém fibras solúvel e insolúvel. A fibra insolúvel ajuda na evacuação, sendo útil para pessoas com constipação crônica ou problemas na digestão. Ela também é rica em potássio, cobre e ferro, que ajudam a regular a motilidade intestinal.

Conheça os benefícios da manga
Créditos: Depositphotos/elxeneize
Conheça os benefícios da manga
  • Laranja

Embora sejam mais conhecidas por seu alto teor de vitamina C, as laranjas também são uma excelente fonte de fibras alimentares, como a pectina e a celulose, que facilitam a digestão e colaboram para o bom funcionamento do intestino.

A laranja tem muitas fibras
Créditos: Depositphotos/NewAfrica
A laranja tem muitas fibras
  • Ameixa

As ameixas são ricas em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam a evitar a constipação intestinal. Elas aumentam a absorção de água no trato digestivo, favorecendo o trânsito intestinal. Além disso, essa fruta também é rica em sorbitol, um composto que amolece as fezes e facilita a evacuação.

Conheça os benefícios da ameixa
Créditos: iStock/Floortje
Conheça os benefícios da ameixa
  • Uva

A uva apresenta uma quantidade considerável de água, a qual auxilia na preservação da hidratação do intestino e facilita o movimento das fezes. Além disso, por ser rica em antioxidantes, a fruta desempenha um papel na proteção das células intestinais, fortalecendo, assim, a saúde do sistema digestivo.

Conheça os benefícios da uva
Créditos: iStock/DragonImages
Conheça os benefícios da uva
  • Pera

Embalada com vitaminas A, B e C, fibras e água, as peras também contêm sorbitol, um açúcar que tem um efeito laxante. Para aproveitar ao máximo os benefícios dessa fruta, é importante consumi-la com a pele, onde está a maior parte das fibras e do sorbitol.

A pera com casca é muito benéfica
Créditos: Depositphotos/ajafoto
A pera com casca é muito benéfica

Portanto, se você está enfrentando problemas de constipação intestinal, considere aumentar sua ingestão de frutas para ajudar no tratamento.

Além disso, o bom funcionamento intestinal também depende da ingestão de muita água, o consumo de fibras e a prática de atividade física.