Adicionar esta bebida à sua dieta todos os dias pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue e auxiliar na perda de peso
Dois tipos de chás ajudam ao corpo a produzir um hormônio capaz de controlar os níveis de glicose no sangue
Eliminar uns quilos extras é um trabalho que exige um equilíbrio entre consumir alimentos pouco calóricos e manter um estilo de vida ativo. Mas e se houvesse um bebida natural que pudesse melhorar os níveis de açúcar no sangue e ajudar na perda de peso?
O chá verde e o chá preto são conhecidos por seus diversos benefícios à saúde, e têm sido apelidados de “Ozempic da natureza”, em alusão ao medicamento para diabetes tipo 2, também usado para emagrecer.
Um dos efeitos mais interessantes dessas bebidas é sua capacidade de estimular o corpo a produzir o hormônio GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon tipo 1), o mesmo hormônio que o medicamento Ozempic utiliza para ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue.
- Diabetes: alerta da doença pode aparecer nas mãos; saiba qual
- Por que a mastigação ajuda a prevenir o diabetes?
- Como reduzir o estresse pela manhã: 5 dicas para regular o cortisol no organismo
- Cientistas descobrem novo avanço na perda de peso e no tratamento do diabetes
O GLP-1 é fundamental para o controle da glicose, pois ele ajuda a regular a produção de insulina e retarda a digestão, o que resulta em níveis mais estáveis de açúcar no sangue.
Como o chá verde e o chá preto estimulam o GLP-1?
Ambos os chás contêm compostos bioativos, como catequinas no chá verde e teaflavinas no chá preto, que são antioxidantes potentes.
Esses compostos ajudam a aumentar a secreção de GLP-1 pelas células intestinais após as refeições. O GLP-1 desempenha um papel importante no metabolismo da glicose, pois ele:
- Estimula a produção de insulina: quando os níveis de glicose no sangue aumentam após uma refeição, o GLP-1 sinaliza o pâncreas para liberar insulina, que ajuda a transportar o açúcar do sangue para as células.
- Diminui a liberação de glucagon: o glucagon é um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue. Ao reduzir a produção desse hormônio, o GLP-1 ajuda a manter a glicose em níveis mais baixos.
- Retarda o esvaziamento gástrico: o GLP-1 também desacelera o processo de digestão, o que reduz os picos de glicose após as refeições, ajudando a manter a glicemia sob controle por mais tempo.
O que a ciência diz sobre esses chás?
Uma análise de 2019, publicada na revista Antioxidants, revela que o consumo de chá preto está associado a um risco reduzido de diabetes e suas complicações.
Os compostos presentes no chá não apenas melhoram a resistência à insulina, mas também reduzem o estresse oxidativo e a inflamação.
Quanto ao chá verde, alguns estudos sugeriram que seu consumo regular pode ajudar a diminuir os níveis de hemoglobina A1c (um marcador de controle de glicose a longo prazo) em pessoas com diabetes tipo 2.
Além disso, o chá verde também pode ter um papel na redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Quais outros alimentos e bebidas estimulam o GLP-1?
Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, também são campeões em elevar naturalmente o GLP1. Estes incluem: aveia, linhaça, maçã, pera e frutas vermelhas, leguminosas e vegetais verdes (brócolis, espinafre, couve).
Além disso, alimentos com alto teor de proteínas também são conhecidos por estimular a liberação de GLP-1, especialmente porque a proteína tem um efeito significativo no controle do apetite e na digestão mais lenta.
Algumas boas fontes incluem: ovos, peito de frango, peixes (salmão, sardinha), carne magra, iogurte grego e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico).
Alimentos fermentados, como iogurte natural, kéfir e kimchi, também são boas opções. Eles promovem a saúde intestinal, o que está diretamente ligado à maior produção de hormônios intestinais, incluindo o GLP-1.
Além disso, os probióticos presentes nesses alimentos podem melhorar a digestão e o metabolismo da glicose.