Ajuste na dieta reduzirá sua pressão arterial em uma semana

Descobrir maneiras rápidas e eficazes de reduzir a pressão arterial é fundamental para a saúde cardiovascular

07/05/2024 12:16

Fazer apenas algumas mudanças importantes na sua dieta pode beneficiar a saúde, podendo até reduzir a pressão arterial em apenas uma semana. 

Mudanças que ajudam a baixar a pressão

Reduza o consumo de sódio

Reduzir a ingestão de sal geralmente ajuda a reduzir a pressão arterial em algumas semanas, mas novas pesquisas sugerem que podemos ver benefícios em apenas sete dias.

Uma pesquisa publicada no British Medical Journal descobriu que, em adultos de 50 a 75 anos de idade com histórico de hipertensão, reduzir o sal em uma colher de chá por dia reduziu a pressão arterial tanto quanto tomar medicamentos.

Mas é importante saber que cerca de três quartos do sal da nossa dieta provém de alimentos ultraprocessados. Isso inclui bacon, presunto, molhos, salgadinhos, pão, queijo, comida pronta e pizzas.

Portanto, além de reduzir o sal ao cozinhar ou à mesa, verifique rótulos de alimentos nas embalagens para ajudar a selecionar produtos com níveis mais baixos.

Aumente o consumo de fibra

As fibras solúveis, encontradas em alimentos como frutas, legumes, aveia e leguminosas, têm sido associadas a efeitos benéficos na saúde cardiovascular, incluindo a redução da pressão arterial.

Alimentos ricos em fibras incluem frutas, legumes, pão integral, cereais integrais, feijões, leguminosas, nozes e sementes.
Alimentos ricos em fibras incluem frutas, legumes, pão integral, cereais integrais, feijões, leguminosas, nozes e sementes. - alvarez/istock

Quando você consome fibras solúveis, elas formam um gel no trato digestivo, o que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.

Esses efeitos podem ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Além disso, uma dieta rica em fibras pode promover a perda de peso ou a manutenção de um peso saudável, o que também pode ter um impacto positivo na pressão arterial.

Limite o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar a pressão arterial e levar a uma série de problemas de saúde, incluindo hipertensão.

Beber em excesso pode levar à pressão arterial alta tanto a longo prazo quanto em episódios agudos, como em uma noite de bebedeira.

As diretrizes dietéticas geralmente recomendam moderação no consumo de álcool. Isso significa uma bebida por dia para mulheres e até duas para homens.

No entanto, é importante ressaltar que essas recomendações podem variar dependendo de fatores individuais, como histórico médico, condições de saúde e interações medicamentosas.