Anvisa cria ferramenta para pedido de importação de canabidiol

A medida visa agilizar o acesso ao medicamento e aumentar a transparência do processo

Por: Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de lançar uma ferramenta para agilizar o atendimento de solicitações para a importação de produtos à base de canabidiol (CDB). A partir do dia 2 de outubro, os pacientes podem registrar pedidos diretamente no Portal Único do Governo Federal.

A medida visa agilizar o acesso ao medicamento, já que, com a ferramenta, o paciente dará origem ao processo, eliminando etapas antes necessárias. De acordo com a Anvisa, a ideia é também aumentar a transparência do processo, pois o solicitador poderá acompanhá-lo pelo portal.

óleo de cannabidiol
Crédito: MysteryShot/istockSegundo a Anvisa, ferramenta agilizará o pedido de importação

O cannabidiol é uma substância derivada da Cannabis sativa, nome científico da maconha, que tem demonstrado resultados positivos no tratamento de diversas doenças crônicas, como o Mal de Parkinson e epilepsia.

plantação de maconha
Crédito: Skodonnell/istockA Cannabis sativa possui princípios ativos que ajudam no tratamento de diversas doenças crônicas

Atualmente, a importação de produtos à base de canabidiol, em associação com outros canabinoides, dentre eles o tetrahidrocanabinol (THC), por pessoa física, é feita mediante prescrição médica.

1
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …
2
Brasil registra primeira suspeita de coronavírus
Em nota, a Secretária de Saúde do Estado de Minas Gerais confirmou a primeira suspeita de coronavírus, doença misteriosa que …
3
Doença desconhecida preocupa médicos e autoridades na China
Uma pneumonia viral e com causas desconhecidas tem despertado a atenção de médicos, especialistas e autoridades na cidade Wuhan, região …
4
Fone de ouvido: o que ele pode causar na sua audição
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 50% da população entre 12 e 35 anos corre o risco …
5
Câncer de próstata: saiba o que é e como se prevenir da doença
O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os brasileiros. De acordo com informações do …
6
03:38
Cuidados e prevenções para a saúde das mulheres
Dores menstruais parecem típicas, mas podem ser um sinal de endometriose.Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, …
7
02:37
Saiba quais são os sintomas do Transtorno bipolar
O transtorno bipolar vai além das variações de humores.Hoje, o Dr. Jair de Jesus Mari, psiquiatra e professor da Unifesp, …
8
01:40
O que é a Fibromialgia e quais os sintomas?
Você já sentiu dores intensas em algumas partes do corpo?Hoje, a Dra. Luiza Cadioli, médica de família e comunidade, fala …