Argentina tem primeiro caso de hepatite misteriosa em criança
Causa do surto que já atingiu mais de 20 países segue desconhecida
O Ministério da Saúde da Argentina reportou o primeiro caso de hepatite aguda de origem desconhecida em criança. O país é o primeiro da América Latina a ter um caso oficial após início do surto da doença, que já atingiu mais de 20 países.
Segundo fontes oficiais, o paciente é um menino de 8 anos que está internado no Hospital Infantil da cidade de Rosário, na província de Santa Fé.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou em 3 de maio que cerca de 228 casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida foram notificados em menos de um mês e outros 50 estão sob investigação.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A maioria dos relatos verificados corresponde à região europeia, mas também foram detectados casos nas Américas, Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático.
Causas misteriosas
O Reino Unido foi o primeiro país a identificar um aumento dos casos da doença em crianças, em 5 abril.
O que chamou logo a atenção é que hepatite grave, como os casos do surto atual, são incomuns em crianças. Além disso, os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum caso até agora, o que torna a origem misteriosa.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.
Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).
Sintomas
Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, quando a pele ou do branco dos olhos ficam amarelados. Esse sinal foi observado em muitas das crianças afetadas, de acordo com a OMS.
Muitas também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. A maioria dos casos não teve febre, segundo a agência de saúde da ONU.
Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações. Esses sintomas, no entanto, não foram muito relatados.