Argentina tem primeiro caso de hepatite misteriosa em criança

Causa do surto que já atingiu mais de 20 países segue desconhecida

05/05/2022 13:32 / Atualizado em 11/05/2022 11:25

O Ministério da Saúde da Argentina reportou o primeiro caso de hepatite aguda de origem desconhecida em criança. O país é o primeiro da América Latina a ter um caso oficial após início do surto da doença, que já atingiu mais de 20 países.

Segundo fontes oficiais, o paciente é um menino de 8 anos que está internado no Hospital Infantil da cidade de Rosário, na província de Santa Fé.

Argentina tem primeiro caso de hepatite misteriosa em criança
Argentina tem primeiro caso de hepatite misteriosa em criança - Rasi Bhadramani/istock

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou em 3 de maio que cerca de 228 casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida foram notificados em menos de um mês e outros 50 estão sob investigação.

A maioria dos relatos verificados corresponde à região europeia, mas também foram detectados casos nas Américas, Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático.

Causas misteriosas

O Reino Unido foi o primeiro país a identificar um aumento dos casos da doença em crianças, em 5 abril.

O que chamou logo a atenção é que hepatite grave, como os casos do surto atual, são incomuns em crianças. Além disso, os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum caso até agora, o que torna a origem misteriosa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.

Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Sintomas

Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, quando a pele ou do branco dos olhos ficam amarelados. Esse sinal foi observado em muitas das crianças afetadas, de acordo com a OMS.

Doença tem afetado principalmente crianças menores de 5 anos
Doença tem afetado principalmente crianças menores de 5 anos - Milos Dimic/istock

Muitas também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. A maioria dos casos não teve febre, segundo a agência de saúde da ONU.

Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações. Esses sintomas, no entanto, não foram muito relatados.