Últimas notícias:

Loading...

Surto de hepatite: médicos atentam pais para sinal de alerta

Os casos de hepatite aguda em crianças em pelo menos 20 países seguem sem causa conhecida

Por: Redação

Os sintomas da hepatite são amplos e podem ser confundidos com outras doenças. No entanto, em meio ao surto da doença, autoridades de saúde do Reino Unido, país que registrou mais casos de hepatite aguda infantil, pediram aos pais que fiquem especialmente atentos aos sinais de icterícia em seus filhos.

A condição se caracteriza pela coloração amarelada do branco dos olhos, e depois da pele. Esse é um sinal de que o fígado está comprometido e são necessários cuidados urgentes.

hepatite criança
Crédito: Arindam Ghosh/istockIcterícia é sinal de alerta para hepatite

Também é importante procurar atendimento médico urgente sempre que a criança mostrar sinais de dor intensa quando o abdômen é tocado. Geralmente, a sensibilidade abdominal é sentida na parte superior direita, que é onde o fígado está localizado.

Um quadro de hepatite pode ainda incluir sintomas como febre (baixa ou mais significativa), fadiga, dores articulares ou musculares, perda de apetite ou náuseas, diarreia e vômitos.

O que é hepatite?

A hepatite é um termo usado para descrever a inflamação do fígado, um órgão que realiza diversas funções essenciais, desde ajudar na digestão até eliminar toxinas do sangue. Quando o fígado está inflamado ou danificado, é incapaz de realizar muitas dessas tarefas.

hepatite
Crédito: Mohammed Haneefa Nizamudeen/istockHepatite se caracteriza pela inflamação do fígado

A hepatite “aguda” refere-se à inflamação que ocorre de forma relativamente rápida. Ela pode ser grave e levar à insuficiência hepática, sendo necessária a transplante do órgão.

Surto se espalha

O atual surto de hepatite já conta com pelo menos 228 casos em 2o países, segundo o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), feito no dia 1º de maio.

A maioria dos casos foi registrada na Europa, principalmente no Reino Unido, onde surgiram os primeiros relatos. Já há casos confirmados na Espanha, Israel, Dinamarca, Itália, Estados Unidos, Bélgica, Indonésia, entre outros países.

Não houve nenhuma confirmação no Brasil ainda.

A doença tem afetado crianças com idades entre um mês e 16 anos, especialmente menores de 10 anos.

Ainda não se sabe o que está provocando o surto, já que  os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum desses casos, o que torna a origem misteriosa.

A hipótese mais forte é que a doença esteja sendo causada por um tipo de adenovírus que provoca uma série de condições, incluindo o resfriado comum, pneumonia , diarreia e conjuntivite. Mas uma possível ligação com o coronavírus também não é descartada.

Compartilhe:

Tags: #Doença