Brasil registra 1.005 mortes por coronavírus em 24h neste 5 de junho
O governo Bolsonaro também mudou o boletim com números da covid-19; nova versão passou a omitir dados
O Brasil registrou 1.005 novas mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 35.026, segundo boletim Ministério da Saúde divulgado na noite desta sexta-feira, 4. É o quarto dia seguido que o país contabiliza mais de mil mortes de um dia para o outro –ontem eram 34.021.
O número de casos da covid-19 no país chegou a 645.771. De ontem para hoje foram registrados 30.830 novos diagnósticos –-na quinta eram 614.941.
Em número de óbitos, o Brasil está atrás apenas do Reino Unido (40.344) e dos Estados Unidos (109.042), segundo dados da Universidade John Hopkins.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
O ministério divulgou ainda que, ao todo, 259.963 pacientes se recuperaram da covid-19, enquanto 312.851 estão em acompanhamento e óbitos estão em investigação. Há ainda 4.159 óbitos sendo analisados A taxa de letalidade da doença no país é de 15,5% (por casos confirmados).
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Médicos e especialistas em saúde afirma que o país ainda não atingiu o pico de casos do novo coronavírus, mas estados e municípios já anunciaram planos de flexibilização das quarentenas e de retomada das atividades econômicas.
Omissão de dados
Depois de atrasar a divulgação dos boletins diários da covid-19, o governo Bolsonaro mudou a forma de liberação dos dados, deixando de exibir as informações consolidadas.
Até ontem, os boletins informavam os números totais de mortes e casos por estados, os óbitos em investigação, as ocorridas nos últimos três dias e o total de pacientes recuperados ou em acompanhamento. O documento atual supriu estas informações. Confira os gráficos abaixo.
Além disso, o painel com gráficos e mapas (covid.saude.gov.br) estava fora do ar e exibia a mensagem “Portal em manutenção”.