Coronavírus: laboratório oferece teste gratuito para idosos em SP

Coleta de exame será domiciliar e vale exclusivamente para a capital paulista

18/03/2020 12:09

O laboratórios de análises clínicas Labi Exames está oferecendo gratuitamente, até o fim de março, dez testes diários de detecção do novo coronavírus. A coleta será domiciliar e vale exclusivamente para os idosos acima de 80 anos, que moram na capital paulista e estão apresentando os sintomas.

A iniciativa visa evitar que os idosos saiam de casa e enfrentem filas e salas de espera em hospitais, locais com maiores chances de infecção. Como já é sabido, as pessoas mais velhas fazem parte do grupo de risco, considerado mais vulnerável ao Covid-19.

A solicitação de exame já está disponível e pode ser realizada diretamente neste link.

Testes gratuitos para detecção do novo coronavírus valem somente para idosos acima dos 80 anos residentes da cidade de São Paulo
Testes gratuitos para detecção do novo coronavírus valem somente para idosos acima dos 80 anos residentes da cidade de São Paulo - megaflopp/istock

Na página, o idoso que estiver com os sintomas do Covid-19, acima de 80 anos, deverá cadastrar-se e submeter o pedido médico. Em seguida, um atendente entrará em contato via telefone para concluir o agendamento, de acordo com as preferências de data e horário do paciente.

É possível programar a visita do agente de saúde entre segundas e sextas-feiras, das 7h às 13h; ou aos sábados, das 7h às 11h. De acordo com a startup, metade da capacidade de atendimento do laboratório foi deslocada para essa força-tarefa.

Como serão realizados os exames

Os testes serão feitos por ordem de agendamento. Em caso de resultado positivo, o médico responsável do laboratório entrará em contato com o paciente infectado, orientando-o a procurar o auxílio mais adequado e fornecendo informações sobre o protocolo de isolamento.

O exame de coronavírus oferecido pelo Labi Exame é o teste molecular por PCR. Aprovado pelos órgãos oficiais, a verificação ocorre a partir da retirada de muco do nariz ou da garganta do paciente com uma haste flexível com ponta de algodão.

Prevenção

Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Veja outras dicas:

-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz

-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa

-Usar lenço descartável para higiene nasal

-Não compartilhar objetos de uso pessoal

-Manter o ambiente ventilado